ASP.NET 2.0 - O novo modelo de compilação e os novos controles
Com o advento da ASP.NET 2.0 houve uma grande mudança em relação as versões anteriores 1.x. O processo de criação de uma aplicação Web Form na versão 2.0 não depende mais da definição de um diretório virtual. Não existe também na nova versão um projeto ASP.NET web.
Uma diretiva de página na versão anterior especificava o nome do arquivo code-behind e do nome do formulário classe base :
<%@ Page Language="VB" AutoEventWireup="false" CodeBehind="Default.aspx.vb" Inherits="DataWebSite.Form1"%> |
Nesta versão os arquivos XXX.aspx.vb contém uma região de inicialização e código de inicialização para cada controle na página. Na primeira vez que você abria a página o ASP.NET 1.1 compilava o code behind da página e gerava um conjunto de arquivos temporários, incluindo um arquivo para Public Class Default_aspx que era derivado da classe base WebSiteName.form1.
Na nova versão ASP.NET 2.0 a diretiva de página para a página Default.aspx é :
<%@ Page Language="VB" AutoEventWireup="false" CodeFile"Default.aspx.vb" Inherits="_Default"%> |
As classes parciais para a marcação HTML e a página code behind eliminam a necessidade de uma classe derivada. A instrução CodeFile especifica que a marcação, o código em Default.aspx, e o código em Default.aspx.vb serão compilados em uma única classe _Default.
O projeto Web não inclui o tradicional subdiretório \bin. A construção e execução de uma solução ASP.NET 2.0 usando o servidor Web embutido gera uma coleção de arquivos temporários. Além disto ASP.NET 2.0 designa um conjunto de diretórios especiais que o runtime reconhece quando compila o web site. A seguir os principais diretórios especiais:
Nota: Você deve incluir uma pasta especial que você precisa definir sempre no primeiro nível de sub-pastas da pasta do projeto. A ASP.NET 2.0 não reconhece nomes de pasta especiais em outro local.
A ASP.NET 2.0 traz como novidade aproximadamente 40 novos controles web. Muitos novos controles de servidor suportam a conectividade de dados e a vinculação de dados de forma declarativa. A vinculação de dados também automatiza as operação de update , insert e delete. A seguir temos os novos controles de servidor que suportam a vinculação de dados e a atualização:
A seção de dados da ToolBox no ASP.NET 2.0 substitui as ferramentas DataSet, DataView, Connection, Command e Adapter com um conjunto de ferramentas DataSource. Você inclui um controle DataSource em uma página no modo Design arrastando e soltando o controle a partir da ToolBox. A seguir os principais controles DataSource:
Alguns destes controles já foram objeto de artigos(veja relação abaixo) e outros serão abordados em detalhes em artigos futuros. Aguarde...
Até o próximo artigo ASP.NET ...
José Carlos Macoratti