Criando o seu livro de visitas
Aproveitando que eu estou embalado com a ASP.NET ( na verdade eu diria entusiasmado !!!) vou mostrar como criar um livro de visitas usando código VB.NET no ASP.NET. Sim , é isso mesmo , no ASP usávamos VBScript que não era lá estas coisas e que induzia a produção do código bomba-relógio - aquele que explode (da pau) quando você menos espera. Na ASP NET podemos usar C# ou VB.NET . Lembrando que a VB.NET agora é um linguagem tipada e orientada a objetos.
O livro de visitas do Macoratti (vou chamá-lo assim ) não vai usar uma base de dados como Access ou SQL Server , vamos gravar tudo em um arquivo XML . Assim este artigo irá abordar a utilização de código VB.NET no tratamento de arquivos XML na WEB. Os comentários serão gravados no arquivo visitas.XML , e , este arquivo usa o arquivo visitas.XSD para definir sua estrutura. Veja abaixo como a ficará a estrutura dos arquivos visitas.xml e visitas.xsd :
<?xml version="1.0" standalone="yes"?> |
|
visitas.xml - O conteúdo do arquivo exibido. |
visitas.xsd - fornece a estrutura do arquivo XML |
A primeira coisa que vou fazer é apresentar a vocês meu livro de visitas. Acessem e testem o livro no link : http://www.macoratti.net/livro/Default.aspx
Definindo os controles da página
A primeira parte do código que eu vou mostrar será a página HTML e o formulário onde foram definidos os web controls. Neste projeto eu estou usando os seguintes controles : TextBox , Button , Repeater e RequiredFieldValidator .
<html>
<td>
<tr><th align="right">Comentário:</td>
<HeaderTemplate> |
Neste código eu estou definindo os controles para serem exibidos na página . Todos eles possuem um identificador id que será usado no código de VB.NET.
Os controles TextBox e Button já devem ser velhos conhecidos seus ; no artigo Trabalhando com Controles e Web Forms - II eu falei sobre os controles de validação usado nos formulários só esta faltando falar sobre o Repeater. Um Repeater é um controle parecido com o DataList só que com menos recursos ; não permite seleção ,edição nem exibição no modo tabela ; ele permite apenas definir os templates de renderização: Header , Footer , Item , AlternatingItem e Separator. No nosso código ele é usado apenas para repetir os comentários.(Perceba que ele possui a estrutura de Header / ItemTemplate / FooterTemplate )
O DataBinder.Eval é usado para inserir o valor de cada campo em um template que renderiza o registro(Header , Footer , Item , AlternatingItem e Separator.) , assim cada elemento exibido é referenciado por Container.DataItem e o DataBinder.Eval considera cada um destes elementos.
Definindo código que gerencia os dados
Abaixo eu estou exibindo o código que gerencia o livro de visitas. Ele é responsável por gravar e exibir os dados no arquivo XML. Eu estou usando a classe DataSet e o objeto DataTable para gerenciar o arquivo XML. Lembre-se que um dos pilares da plataforma .NET é a XML. Os dados são exibidos usando um componente DataReapeater.
<script
language="VB" runat="server"> ' Declara as strings para apontar para os arquivos XML and XSD Dim strXmlDocument As String = Server.MapPath("\livro\visitas.xml") Dim strXmlSchema As String = Server.MapPath("\livro\visitas.xsd") Sub Page_Load(sender as Object, e as EventArgs) ' Le o arquivo XML em um XmlDataDocument assim podemos acessá-lo via DataSet Dim
myXmlDataDocument As New XmlDataDocument() |
Bem , creio que o código comentado já dá uma luz ao assunto. Pretendo abordar o assunto em mais profundidade em um outro artigo. Até lá...
Viu como é simples colocar seus dados na web !!!!
Essa aplicação foi refeita usando o Visual Web Developer 2008 Express Edition e criando um New Web Site com os mesmos recursos.
Pegue o projeto completo aqui: livroVisitasXML.zip
Referências: