VB .NET - Curso Prático ADO .NET - Desenvolvendo uma aplicação : Depurando o código - VII


"Um erro de digitação , um engano ao incluir o código , um erro de estratégia..."

A frase acima contém os elementos potenciais para que um erro ocorra em um programa de computador. Afinal , errar é humano , e , já que os erros são inevitáveis devemos ter condições de encontrá-los e eliminá-los. Encontrar e eliminar possíveis erros  tem um nome específico em programação , chama-se depurar. Os erros também são conhecidos como bugs e o processo para encontrá-los debug (será que existe esta palavra no dicionário ??).

O Visual Basic sempre ofereceu um depurador para auxiliar o programador na tarefa de depuração ; neste artigo vou mostrar os conceitos básicos para usar o depurador do VB .NET e assim facilitar a procura e correção de erros em seus aplicativos.

O depurador do VB.NET é um recurso que podemos usar para verificar o código durante sua execução. Enquanto o programa esta rodando podemos usar o depurador para espiar o conteúdo das variáveis , acompanhar passo a passo a execução de cada linha código , parar o processamento em uma determinada linha de código e desviar o processamento de linhas de código. Pode ter certeza , sem o depurador sua vida como programador seria muito mais difícil e sujeita a erros.

Vou mostrar os recursos que o VB.NET nos oferece para evitar erros e realizar a arte de depurar com destreza.  É claro que a ferramenta em si não faz todo o trabalho sozinha , sua experiência e bom senso é que fazem a diferença.

A primeira coisa que você deve saber é que um programa VB.NET pode existir em três modos distintos :

  1. O modo [design] - quando você inicia o projeto e esta trabalhando no seu programa você esta no modo [design]

  2. O modo [run] - quando você executar o seu programa no IDE estará no modo [run]

  3. o modo [break] - quando o seu programa for interrompido durante a execução seu programa estará no modo [break]

Verificando a sintaxe

No modo [design] o Editor de Texto do Visual oferece recursos de forma a minimizar os erros cometidos pelo programador durante a codificação. O analisador de sintaxe é um poderoso recurso que lhe permite verificar a sintaxe do código durante a digitação : erros de digitação  , a não declaração de variáveis ,  utilização de métodos e propriedades de forma incorreta , etc..

O analisador de sintaxe irá destacar a palavra ou a linha de código com erro . Ao colocar o mouse sobre a palavra ou linha ele informará o erro que esta ocorrendo.  Na figura abaixo temos um trecho de código onde o analisador informa a ocorrência de dois erros: a utilização de um if sem o correspondente End If e a não declaração de uma variável i.

Se você for teimoso e mesmo assim tentar executar o código com os erros o VB.NET irá exibir uma janela de erro durante a compilação informando que há erros no seu código perguntando se deseja continuar a execução. Se você escolher : Não , o VB.NET exibe a janela  - Error List - com a relação dos erros e sua explicação, o arquivo onde o erro ocorreu, o número da linha, o número da coluna e o nome do projeto:

Se você clicar duas vezes sobre a mensagem de erro será levado a linha de código correspondente ao erro informado.

Configurações de Depuração

No menu TOOLS opção Options temos a janela Options onde podemos configurar diversos comportamentos do IDE que estamos usando, no meu caso estou usando o Visual Studio 2012 Express for desktop, dentre eles a depuração na opção Debugging:

Em geral a configuração padrão é suficiente para a grande maioria dos cenários das aplicações.

Mas você pode alterar as opções definidas para Debugging se precisar e se saber o que está fazendo.

Procurando expressões

Um programa pode ter milhares de linhas . Como você faria para localizar uma determinada expressão em seu código ? Olhar linha a linha ????

Experimente abrir o menu EDIT e no submenu Find and Replace selecionar a opção Quick Find (quer um atalho ? tecle CTRL + F)

Será aberta uma caixa para pesquisa no canto superior direito do descritor de código onde você pode informar a expressão a ser localizada.

Quando você digita imediatamente todas as ocorrências encontradas para a expressão serão destacadas no código.

Além disso você tem as seguintes opções de busca:

Opções de busca :

  • Match Case - realiza a busca considerando a ocorrência idêntica dos caracteres com relação a maiúsculas e minúsculas.
  • Match whole word - faz a busca pela palavra que seja igual a expressão informada , não considerando partes de nomes maiores.
  • User Regular Expressions (Alt + E) - Permite usar expressões regulares
  • Você tem ainda a opção de localizar uma expressão em arquivos do projeto:

    Usando pontos de interrupção

    Você pode parar a execução do seu programa definindo um ponto de interrupção ou BreakPoint em uma linha de seu código. Antes de executar o programa você escolhe a linha onde quer que a execução do programa pare clica com o mouse sobre ela ou posiciona o cursor na linha e tecla F9.

    Você verá um ponto do lado da linha indicando que quando atingir esta linha a execução vai parar e o programa vai ficar congelado mantendo  todas as condições de execução , variáveis de memória , etc. (O VB.NET também indica a linha do arquivo e a linha correspondente do procedimento onde foi definido o breakpoint.)

    Após executar o seu aplicativo quando a linha de interrupção definida for alcançada o programa vai parar e a linha código correspondente será exibida na tela destacada de uma maneira diferente. ( A seta amarela mostra a próxima linha a ser executada)

    fig 1.0 - Definição de ponto de interrupção fig 2.0 - Menu DEBUG

    Nota: Se você não desativar o breakpoint toda vez que executar o código o programa vai parar na linha de interrupção definida.

    Examinando variáveis

    Durante a depuração você pode inspecionar o conteúdo de uma variável de memória de forma automática , basta posicionar o cursor do mouse sobre a variável para visualizar o seu valor atual.

    Você  pode visualizar o valor de uma variável e também alterar o seu valor usando a opção QuickWatch do menu DEBUG. Para usar este recurso você deve indicar no seu código o que deseja inspecionar. As etapas são as seguintes :

    1. Marque um ponto de interrupção no seu código.

    2. Execute sua aplicação

    3. Quando a linha de interrupção for atingida marque a variável que deseja visualizar e tecle SHIFT+F9 ou selecione QuickWatch do menu debug.

    Se você clicar na opção - Add Watch - a variável selecionada seja exibida na janela Watch. Você pode incluir desta forma mais de uma variável na janela Watch para visualizar seu conteúdo durante a execução do código.

    - Name - a variável selecionada

    - Value - O valor atual da variável

    - Type - O tipo de dados da variável

    Você pode visualizar mais informações sobre a variável observada:

    Para alterar o valor de uma variável basta selecionar a variável ativar o QuickWatch e alterar o seu valor. Lembrando sempre que sua alteração será processada pelo aplicativo e que qualquer modificação só terá efeito se a fizermos antes da execução do código onde a variável é alterada.

    A janela Locals

    Para ver o conteúdo das suas variáveis locais declaradas na rotina atual basta selecionar a janela Locals no menu DEBUG->Windows->Locals

    A janela Immediate

    Esta janela permite que você altere o comportamento de seu programa , interagindo diretamente com ele e realizando testes para verificar a execução do código.

    Podemos efetuar operações usando as variáveis de memória do nosso código ou executando novos comandos que não existam em nosso código.

    Para ativar a janela no menu DEBUG selecione Windows e a opção Immediate ou tecle CTRL+D, I

    A janela Call Stack

    A janela Call Stack exibe uma lista de procedimentos ativos momento. Para ativá-la selecione a opção no menu DEBUG-> Windows-> Call Stack (Alt+7).

    Você pode exibir o código no modo Disassembly ,  uma ferramenta avançada que mostra a linguagem de máquina criada para o programa.

    Nota: a janela Threads ( menu DEBUG->Windows->threads) mostra as linhas de execução ativas em seu programa .

    Abordamos assim os principais recursos que você pode usar para depurar o seu código. Explorando a IDE você vai encontrar muito mais recursos avançados.

    O objetivo é  minimizar os possíveis erros que irão surgir em toda a fase de desenvolvimento.

    Na próxima aula iremos iniciar a construção do projeto definindo os formulários da aplicação.

    Referências:


    José Carlos Macoratti