.NET 8.0 - Release Candidate 1


   O .NET 8 RC1 já está disponível.

Ainda teremos mais dois releases até o lançamento oficial e esta versão inclui um novo modo AOT para Android e WASM, melhorias em System.Text.Json e suporte de Identidade Gerenciada do Azure para contêineres.

Agora é um ótimo momento para baixar e testar o .NET 8, caso ainda não o tenha feito.

O download do .NET 8 RC 1 para Linux, macOS e Windows pode ser feito aqui: Installers and binaries

As novas imagens para os contêiners você encontra aqui : Container images

Lembrando que o .NET 8 será uma versão LTS (Long Term Support) e terá suporte por 3 anos, de novembro de 2023 a novembro de 2026. (O suporte ao .NET 7 vai até maio de 2024)

Abaixo temos as datas das liberações dos previews e da RC1:

12/09/2023 8.0.0 RC 1
08/08/2023  8.0.0 Preview 7  
11/07/2023 8.0.0 Preview 6
13/06/2023 8.0.0 Preview 5
16/05/2023 8.0.0 Preview 4
11/04/2023 8.0.0 Preview 3
14/03/2023 8.0.0 Preview 2
21/02/2023   8.0.0 Preview 1

Se você estiver migrando um aplicativo para o .NET 8, poderá ser afetado pelas alterações e tem o dever de consultar a documentação em : Breaking changes

Além disso você pode encontrar problemas conhecidos, que podem incluir soluções alternativas, atenuações ou prazos de resolução esperados. Para saber mais consulte: Known issues

ASP.NET Core e Blazor

A ASP.NET Core 8, talvez o mais usado dos vários frameworks principais, tem atualizações incluindo reconexão automática para SignalR, uma biblioteca de mensagens em tempo real baseada em WebSockets (com fallback para outros métodos de transporte).

Foi adicionado suporte para AOT nativo, sujeito a alguns problemas de compatibilidade, e suporte HTTP/3 no Kestrel, o servidor web integrado.

A autenticação em SPAs (aplicativos de página única) foi simplificada e o Blazor tem uma série de grandes atualizações, incluindo um novo modo de renderização do lado do servidor (SSR), uma experiência de usuário mais suave ao transmitir atualizações em uma página da web sem renderizar novamente o DOM (Document Object Model) e uma opção para renderizar componentes interativos em no servidor ou no cliente via WebAssembly.

No Blazor agora podemos tornar componentes ou páginas individuais interativos aplicando um modo de renderização interativo: Server ou WebAssembly, que corresponde aos modelos de hospedagem Blazor Server e Blazor WebAssembly existentes.

Podemos também misturar os modos de renderização Server e WebAssembly no mesmo aplicativo e até mesmo alterar o modo de renderização em tempo de execução para fazer a transição de Server para WebAssembly.

Assim, não precisamos mais escolher um modelo de hospedagem Blazor antecipadamente: basta criar um Blazor Web App e decidir qual modo de renderização deseja usar para seus componentes.

.NET MAUI

Para o .NET MAUI a versão .NET 8 possui uma extensão para Visual Studio Code, permitindo o desenvolvimento em Windows, macOS e Linux, embora aplicativos de desktop Linux não sejam suportados.

O AOT nativo para iOS está em desenvolvimento, com potencial redução de tamanho em comparação com aplicativos baseados em Mono. No entanto, este recurso “ainda é um trabalho em andamento e apenas o primeiro passo para tornar o recurso pronto para o lançamento oficial do .NET 9”, disse o defensor da nuvem Justin Yoo.

No .NET 8 o vários problemas de vazamento de memória foram resolvidos em vários controles de UI na plataforma iOS. Essas correções garantem melhor gerenciamento de memória e estabilidade do aplicativo. Especificamente, foram feitas correções para vazamentos de memória no Editor, Entry, MauiDoneAccessoryView, RefreshView, SwipeView, TimePicker, Picker e GraphicsView.

Vários problemas de controle da UI foram resolvidos, incluindo CheckBox, RefreshView, SwipeItem, Label e Button em múltiplas plataformas. Essas melhorias contribuem para uma interação mais suave com o aplicativo.

Foram resolvidos problemas específicos da plataforma em várias plataformas, incluindo iOS, Android, Windows e macOS. Essas correções garantem uma experiência de usuário consistente em diferentes plataformas, abordando problemas como recorte de bordas, falhas nas janelas e problemas de carregamento de imagens.

Também foram feitas melhorias de desempenho para melhorar o uso de memória e a geração de recursos. Essas otimizações contribuem para um desempenho e capacidade de resposta mais suaves do aplicativo. Otimizações notáveis incluem uso aprimorado de memória do CollectionView, controle de geração de recursos e problemas de timer do Android.

Para mais detalhes sobre as novidades consulte o link :   Novidades do .NET 8

Lembrando que o lançamento oficial esta previso para novembro de 2023.

E estamos conversados...


José Carlos Macoratti