.NET MAUI - MVVM, DataBinding e a interface ICommand - I
Neste artigo vou apresentar os principais conceitos sobre MVVM, DataBinding e da interface ICommand : Apresentando o cenário e criando o projeto |
Quando trabalhamos com o .NET MAUI em aplicações de negócios geralmente definimos um modelo de domínio que representam as classes da nossa aplicação. Estamos assim definindo o Model que é constituido de classes C#, e, geralmente essas classes são classes POCO contendo apenas propriedades.(o que é conhecido como um modelo anêmico)
Outro componente essencial de uma aplicação .NET MAUI são as páginas que contém layouts e outras views e representam o componente visual da nossa aplicação conhecido como Views.
Para separar a lógica de negócio da parte visual usamos o padrão MVVM - Model-View-ViewModel e criamos para isso as classes que vão conter todo o código responsável por gerenciar a dar a vida às Views. Essas classes são conhecidas como o ViewModel é possuem o objetivo de reunir toda a lógica de atualização, acesso e conversão de dados.
Temos assim o tripé : Model, View e ViewModel.
O recurso DataBinding atua de forma crucial para que a aplicação do padrão MVVM funcione. Vamos ver um pouco sobre ele...
O famigerado DataBinding e a interface ICommand
Se você procurar pela definição de DataBinding na Wikipédia vai encontrar :
"Ligação de dados, do inglês Data binding, é uma técnica geral que une duas fontes de dados/informações e as mantém em sincronia em um processo que estabelece uma conexão entre UI (interface de usuário) da aplicação e a logica de negocio."
Uma forma de fazer a ligação de dados no .NET MAUI é fazer a ligação entre o Code-Behind, representado pelo código C#, e o código XAML que define a interface do usuário. É assim que declaramos um evento para uma View no código XAML e fazemos o tratamento do evento no Code-Behind com C#.
Essa abordagem funciona mas nos trás muito problemas quando precisamos testar nossas aplicações. Esse é um dos motivos da utilização do padrão MVVM. Então para contornar esse problema usamos a abordagem MVVM onde o DataBinding é feito praticamente no código XAML usando as propriedades BindingContext e Binding.
Nesta abordagem o DataBinding ou vinculação de dados é usado para conectar as propriedades dos elementos visuais na View com as propriedades dos dados na ViewModel permitindo a manipulação direta dos dados através da interface do usúário.
Mas diante da complexidade das aplicações de negócios nem tudo são propriedades, e, muitas vezes a ViewModel expõe métodos públicos que precisam se chamados a partir da View com base em uma interação do usuário.
Sem usar MVVM, teríamos que fazer a chamada dos métodos a partir de um evento, como um evento Clicked de um Button ou Tapped de um TapGestureRecognizer.
Para tornar um elemento de interface do usuário clicável com o gesto de toque, criamos uma instância de TapGestureRecognizer, manipulamos o evento Tapped e adicionamos o novo reconhecimento de gestos à coleção GestureRecognizers no elemento de interface do usuário. |
Mas como podemos fazer a chamada de métodos acionados pela interação do usuário em uma View a partir de uma ViewModel ?
A boa notícia é que o .NET MAUI fornece um recurso que permite que a ligação de dados ou databinding realize chamada de métodos na ViewModel diretamente a partir de um Button ou TapGestureRecognizer e alguns outros elementos.
Esse recurso é a interface ICommand que permite definir e implementar um comando o que chamamos de commanding. Usando comandos, o databinding pode fazer chamadas de método diretamente de uma ViewModel a partir das seguinte classes:
Button
MenuItem
ToolbarItem
SearchBar
TextCell
ImageCell
ListView
TapGestureRecognizer
Nota: Podemos também implementar comandos em classes customizadas.
Implementando um Comando
Afim de implementar um Command, a ViewModel deverá definir uma ou mais propriedades do tipo ICommand, e para isso a interface ICommand define dois métodos e um evento:
public interface ICommand
{
void Execute(object arg);
bool CanExecute(object arg)
event EventHandler CanExecuteChanged;
}
|
As classes Command e Command<T> fornecidas pelo .NET MAUI implementam a interface ICommand, onde T é o tipo dos argumentos para Execute e CanExecute.
Nota: Use Command<T> quando você usar a CommandParameter propriedade para distinguir entre várias exibições associadas à mesma ICommand propriedade e a Command classe quando isso não for um requisito.
Bem como implementar a interface ICommand, essas classes também
incluem o método ChangeCanExecute, que faz com que
o objeto Command dispare o evento CanExecuteChanged.
Dentro de um ViewModel, deve haver um objeto do tipo Command ou
Command<T> para cada propriedade pública na ViewModel do tipo
ICommand.
O construtor de Command requer um objeto Action de retorno, que é chamado quando o botão chama o método ICommand.Execute.
O método CanExecute é um parâmetro de construtor opcional, e toma a forma de um Func que retorna um booleano.
Vamos ver uma aplicação prática desse recurso em um exemplo bem simples para entendermos melhor o seu funcionamento.
Recursos usados:
Criando um projeto no VS 2022
Abra o Visual Studio Community e clique em New Project;
Selecione Visual C#, o template .NET MAUI App e Informe o nome MauiBoasVindas ;
Selecione o .NET 7.0 e clique no botão Create;
Ao clicar no botão Create, será criada uma solução com um único projeto conforme mostra a figura a seguir:
Vamos criar no projeto a pasta Mvvm e nesta pasta vamos criar as pastas : Views, Models e ViewModels para organizar o código que iremos criar.
Criando a view SaudacaoView
Vamos criar na pasta Views dentro da pasta Mvvm uma Content Page chamada SaudacaoView .
Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta e selecione Add-> New Item
Selecione .NET MAUI e o template .NET MAUI ContentPage(XAML), informe o nome e clique em Add;
Inclua o código XAML abaixo na Content Page :
<?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?> <ContentPage xmlns="http://schemas.microsoft.com/dotnet/2021/maui" xmlns:x="http://schemas.microsoft.com/winfx/2009/xaml" x:Class="MauiBoasVindas.Mvvm.Views.SaudacaoView" Title="Saudação"> <VerticalStackLayout Spacing="20">
<Image Source="dotnet_bot.png" Aspect="AspectFit"
<Label Text=".NET MAUI - MVVM"
<Entry x:Name="txtNome" Placeholder="Informe o nome"
<Button x:Name="btnSaudacao" <Label x:Name="lblMensagem" FontSize="20"
|
Antes de prosseguir abra o arquivo App.xaml.cs e altere o código do construtor conforme abaixo:
public partial
class App : Application { public App() { InitializeComponent(); MainPage = new NavigationPage(new SaudacaoView()); } } |
Assim estamos definindo a nossa view SaudacaoView como a página principal da aplicação.
No arquivo code-behind SaudacaoView.xaml.cs vamos definir o tratamento do evento Clicked conforme abaixo:
public partial class SaudacaoView : ContentPage { public SaudacaoView() { InitializeComponent(); } private void btnSaudacao_Clicked(object sender, EventArgs e) |
Neste código quando o usuário clicar no botão o nome informado será exibido na Label - lblMensagem - com o texto : "Bem-Vindo nome_digitado"
Tudo bem a aplicação funciona, mas essa é a abordagem tradicional sem usar o padrão MVVM onde não temos uma ViewModel e onde a lógica da apresentação esta contida na própria View.
Vamos melhorar a nossa aplicação aplicando o padrão MVVM na segunda parte do artigo.
"Louvai ao SENHOR todas as nações, louvai-o todos os povos.
Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura
para sempre. Louvai ao Senhor."
Salmos 117:1,2
Referências: