A linguagem WML
Dizer que WML é uma linguagem baseada na XML (uma linguagem de marcadores usada para descrever dados) não é muito correto , o mais correto seria dizer que na verdade um documento WML é um documento XML que foi criado usando um Documento de definição de tipos (DTD) padrão.
Enquanto a HTML contém um número definido de tags , a XML permite a criação personalizada de tags sendo assim uma linguagem auto definível. As regras de sintaxe, variáveis e elementos usadas nestas tags estão definidas no Documento de definição de Tipos (DTD) elaborado pelo consórcio responsável pela WML.
A internet sem fio, onde telefones celulares, pagers e micros de mão acessam a Web recebendo e enviando informações utiliza o protocolo WAP - Wireless Application Protocol , que por sua vez utilizam a WML para criar as páginas WAP.
Como as páginas WAP usam WML , para poder visualizá-las é necessário um Browser capaz de entender WML . Este Browser está presente em todos os dispositivos de comunicação que suportam o protocolo WAP - o protocolo usado para acessar as páginas WAP.
Todo documento XML começa com as duas linhas a seguir:
<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.1//EN" "http://www.wapforum.org/DTD/wml_1.1.xml">
A primeira linha do documento é uma declaração XML e deve sempre ser incluida , pois define a versão XML do documento. Neste caso estamos especificando a versão 1.0 da XML. A segunda linha indica o Documento de definição de tipos e o endereço do consórcio mantenedor da WML.
A seguir cada documento WML possui o elemento <wml> que contém todos os outros sub-elementos e entidades usadas no documento e termina com </wml>. Assim como HTML as tags são envolvidas por <> e </>.
As aplicações WAP , como os Web sites convencionais (HTML) consistem de um conjunto de telas que apresentam informação com a qual o usuário pode interagir. A WML não trabalha com o conceito de página , ela utiliza novos conceitos : deck(baralho) e cards(cartas). Desta forma , as telas que compõem uma aplicação WML são definidas como um conjunto de uma ou mais cards.(cartas).
deck - É o próprio documento WML , e por isso não precisa ser declarado. Cada deck pode conter vários cards (cartas).
cards- Cada card precisa ser declarado usando um par de tags , <cards> e </cards> , indicando o ínicio e fim de um card. A sintaxe de um elemento <card> é a seguinte:
<wml> <card id="nome"> <conteúdo> </card> </wml> |
Portanto, uma página WML na verdade é composta por um deck e muitos cards. Abaixo temos a estrutura básica de um documento WML que utiliza um único card:
<?xml
version="1.0"?> <!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.1//EN" "http://www.wapforum.org/DTD/wml_1.1.xml"> <wml> <card id="carta1" title="Carta1" > <p> Esta é o card 1 </p> </card> </wml> |
Neste documento vemos a utilização de elementos e atributos: enquanto os elementos estruturam itens(Os elementos podem conter sub-elementos) , os atributos descrevem os elementos. Assim o elemento card contém os atributos id e title para descrevê-lo e identificá-lo.
Perceba também que assim com XML , WML é case-sensitive , e faz diferença entre caracteres maiúsculos e minúsculos. Assim : carta1 , Carta1 e cArta1 são diferentes para WML.