Minha primeira aplicação VB.NET


"A primeira vez a gente nunca esquece... "

Então para você será inesquecível , afinal , você vai construir sua primeira aplicação na plataforma .NET , e , como não poderia deixar de ser: vamos usar o VB.NET.

Eu estarei usando a versão beta 1 do Visual Studio .NET , pois , por um problema técnico a minha versão beta 2 se recusa a instalar corretamente. Embora tenham ocorrido mudanças da versão beta 1 para a beta 2 , como estamos no princípio , os conceitos básicos não foram alterados , e , se for necessário , estarei indicando as mudanças ocorridas no código para a versão beta 2 . Como creio que em breve minha versão beta 2 , ou quem sabe , a versão final e oficial já esteja instalada e funcionando espero não ter que usar este recurso. Detalhes a parte vamos ao projeto...

Minha primeira aplicação .NET

Inicie o Visual Studio .NET , você verá a tela a seguir . ( A tela de abertura da versão beta 2 é um pouco diferente mas as opções indicadas são as mesmas)

Como vamos criar um novo projeto , selecione a opção - Create New Project - ( você pode selecionar também o Menu File opção - New - Project...) Surgirá a seguinte janela:

Agora vamos selecionar o tipo de aplicação que vamos desenvolver: Estaremos criando uma aplicação tipo Console ou Console Application. Em Name informamos o nome do projeto - MinhaPrimeiraAplicaao ; em Location informamos o local onde vamos salvar o projeto. Note que o projeto é do tipo Visual Basic Projects. Agora vamos clicar em OK. A próxima tela será :

Será criado um arquivo chamado - Module1.vb - com uma estrutura de código pronta para que possamos incluir nosso código e iniciar o nosso projeto.

Observe que foi criada a definição Module Module1 / End Module e internamente o procedimento Sub Main/ End Sub. Como no VB.NET temos todos os tipos de elementos juntos em um mesmo arquivo com extensão .vb agora é necessário indicar onde começa Module1 e onde termina.

Iremos incluir um código no procedimento Sub Main. Com o cursor posicionado escreva a palavra Console. e você verá a janela a seguir:

Ao digitar o ponto você verá as funções pertinentes de Console.(Este recurso já existia no VB5/6). Selecione a função Write e complete o código como abaixo:

Aonde eu estou querendo chegar. Você deve estar pensando... Vou explicar !

Nossa primeira aplicação irá exibir uma mensagem na tela. A mensagem será exibida em uma janela do DOS , ou seja em um console.

Para isto estou usando a classe Console e a função Write que escreve a mensagem na janela DOS. A linha a seguir - Console.read() - usa a função read() do Console para permitir que você veja a mensagem exibida (ela funciona como uma pausa ou espera) caso contrário a janela iria se abrir e fechar tão rápido que você iria pensar que a coisa não funcionou.

Para executar sua aplicação pressine F5 ou clique no botão

você deve obter uma janela DOS com sua mensagem exibida como a seguir:

Não fique frustrado !!! Como estamos começando achei melhor criar uma aplicação que não usasse o ambiente gráfico para não complicar as coisas. Tudo bem que sua aplicação não sirva para nada , mas pelo menos você conseguiu fazê-la funcionar...

O VB.NET usa uma série de livrarias ( classes ) que possuem as funções que precisamos para executar uma determinada tarefa ( Write, Read , etc...). Para exibir o texto em uma janela DOS temos que usar a livraria que contém a classe Console e suas funções. A livraria ( library ) na qual está a classe Console é a library System a qual na verdade é um Namespace , ou seja , um Espaço de Nomes.

Veja como a Microsoft define um Namespace:

"Um Namespace é um esquema lógico de nomes para tipos no qual um nome de tipo simples, como MeuTipo, aparece precedido por um nome hierárquico separado por ponto"

Entendeu ??

Se entendeu , então me explica que eu até agora estou boiando...

Namespace e Assembly : Conceitos básicos

Antes de poder falar sobre estes conceitos quero deixar claro que a intenção não é se aprofundar no assunto mas dar uma ideia do que são e como funcionam. Antes de começar a falar sobre Namespace ( Espacos de Nomes - Argh! vou usar Namespace mesmo !!!) vamos tentar entender o que é um Assembly.

Veja o que a Microsoft diz:

"Um assembly é um bloco construtivo primário de uma aplicação .NET. Sendo uma recompilação de funcionalidade que se constrói, versiona e instala como uma única unidade de implementação. ". Muito bonito , não !!!!

Um assembly é unidade primária de construção da plataforma .NET , ou seja , é o tijolo da plataforma sobre o qual tudo o mais se apoia. Um assembly pode ser reutilizado e é autodescritivo de maneira a permitir que um runtime .NET possa gerenciar plenamente a aplicação. Um assembly é composto por duas partes:

Um manifest contém :

Então simplificando, podemos dizer que um assembly é uma livraria dinâmica ( DLL ) que contém diversos e distintos espaços de nomes - NameSpaces .

Voltando agora ao Namespace , podemos dizer que os Namespaces organizam os objetos em um assembly ; assim , um assembly podem conter um ou mais namespaces , e estes namespaces pode conter um ou mais namespaces. Desta forma os Namespaces evitam a ambiguidade e organizam referências quando são usados grande grupos de objetos como as librarys de classes.

O namespace raiz , ou seja, aquele que esta no topo da 'hierarquia' é o System ; dentro do namespace raiz System temos algo em torno de 100 classes que representam todo os tipos de dados.

A classe system contém outras classes que realizam outros serviços. Dentro do NameSpace System temos , mais ou menos 24 subníveis de namespaces. Veja abaixo:

Data:
  • System.Data
  • System.XML
Component Model:
  • System.CodeDOM
  • System.ComponentModel
  • System.Core
Configuration:
  • System.Configuration
Frameworks Services:
  • System.Diagnostics
  • System.DirectoryServices
  • System.Timers
  • System.Messaging
  • System.ServiceProcess
Globalization:
  • System.Globalization
  • System.Resources
Net:
  • System.Net
Programming Basics:
  • System.Collection
  • System.IO
  • System.Text
  • System.Threading
Reflection:
  • System.Reflection
Rich Client-Side GUI:
  • System.Drawing
  • System.Winforms
Runtime Infrastructure Services:
  • System.Runtime
Security:
  • System.Security
Web Services:
  • System.Web

Vejamos alguns exemplos de Namespaces e o que eles contém:

Dependendo do tipo de aplicação que você vai criar , você vai precisar usar o Namespace que contém os objetos relacionados. Por exemplo para usar as declarações do ADO.NET você vai precisar incluir a seguinte linha no seu código :

imports System.Data.ADO         ou            <%import NameSpace="System.Data.ADO" %>   em uma página ASP

Para saber quais os membros de um Namespace basta digitar o seu nome e a seguir o ponto. Uma lista será exibida na tela. ( Isto no código VB.NET )

Resumo do resumo: Um NameSpace é usado para declarar uma esfera de ação de maneira a permitir que você organize o seu código e crie seus tipos globais.

Aguarde o próximo artigo sobre a plataforma .NET . Até lá ...

Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic (sempre atualizado) : clique e confira !

Quer migrar para o VB .NET ?

Quer aprender C# ??

 

             Gostou ?   Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Twitter
 

Referências:


José Carlos Macoratti