VB.NET - Tratando o MSDE com o MSDEQuery
Se você ainda usa o Access deve saber que ele , apesar de ser as suas virtudes, foi projetado para pequenos negócios e possui uma limitação de tamanho e de acesso simultâneo. Deve saber também que a medida que o seu tamanho cresce , cresce também as chances de uma ora para outra ocorrer uma corrupção na base de dados. Hoje existem muitas alternativas em termos de SGBD relacionais : MySql , Firebird , PostGreeSql , só para citar os mais famosos.
Além destas opções a Microsoft disponibilizou a tempos o MSDE como uma alternativa para o Access, permitindo assim uma transição Access -> SQL Server menos traumática. O MSDE já foi objeto de diversos artigos no site , veja a seguir a relação e procure se atualizar sobre o assunto:
Access ou SQL Server ? Entre a cruz e a espada ? Que tal o MSDE ?
MSDE - Criando tabelas com o Web
Matrix
Migração Access -> SQL Server
Usando MSDE com o Visual Basic
Para relembrar a sintaxe DDL e de outros conceitos relacionados ao SQL Server leia os artigos :
SQL SERVER - Usando a linguagem de definição de dados (DDL)
Migração Access -> SQL Server
Access ou SQL Server ? Entre a
cruz e a espada ? Que tal o MSDE ?
SQL - Triggers
ASP - Stored Procedures :
migrando do Access para o SQL Server
Nota: Por que eu insisto tanto no MSDE ? Nada contra o SQL
Server mas o MSDE é grátis e o SQL Server não.
Atualmente já existem algumas ferramentas que permitem suprir uma interface gráfica onde seja possível interagir com o MSDE de forma amigável. Pois neste artigo eu apresento uma ferramenta enxuta e que permite a você criar banco de dados, tabelas , inserir , deletar, consultar registros em base de dados MSDE via interface gráfica.
A primeira boa notícia é que ele ocupa apenas 300 Kb de espaço.
Após a instalação trabalhar com a ferramenta é intuitivo. A seguir vou mostrar um sequência básica de operações onde irei realizar as seguintes tarefas no MSDE:
A primeira coisa a fazer é instalar o MSDE. Se você ainda não tem o MSDE instalado leia o artigo : MSDE - Instalação e migração de dados usando Access 2000
A seguir você pode baixar o MSDEQuery na sua máquina. Baixe o arquivo aqui : MSDEquery (275 Kb)
Instale o MSDEQuery e a seguir execute-o. Para poder trabalhar com o MSDE você deve efetuar a conexão com a instância do MSDE instalada na sua máquina. Clicando em File->Open surge a tela da figura abaixo onde bastará clicar no botão OK para efetuar a conexão
Sempre que você estiver trabalhando com a ferramenta deverá atentar para o icone do banco de dados (azul) que indica qual o banco de dados atual.
Para criar um banco de dados basta digitar a linha de comando SQL na janela e a seguir clicar no botão Execute do menu.
Após criar o banco de dados o próximo comando será criar a tabela. Selecione o banco de dados que acabou de criar e digite o comando SQL conforma a figura abaixo e clique em Execute.
Agora só falta incluir alguns registros , como esta indicado na figura abaixo. Digite a instrução SQL e clique em Execute.
Para verificar a tabela e exibir seus registros vamos usar uma instrução SQL conforme abaixo clicando sempre no botão Execute para efetivar o comando:
Pronto ! Usando uma ferramenta grátis e que ocupa pouco espaço, você tem uma forma de efetuar um tratamento nos seus banco de dados MSDE.
SQL Buddy
Após acabar de escrever este artigo descobri outra ferramenta para MSDE melhor ainda que o MSDEQuery além de ser grátis também. Esou falando do SQL Buddy.
O SQL Buddy é uma ferramenta grátis que fornece uma interface gráfica para administrar o MSDE.
Você pode baixar o SQL Buddy no link : http://sqlbuddy.sourceforge.net/
Na falta de uma ferramenta agora você têm duas...
O que você quer mais. ???
José Carlos Macoratti