Orientação a objetos - Noções para iniciantes
Começando agora com orientação a objetos ?
Confuso com os novos conceitos e termos ?
A seguir um roteiro com conceitos básicos para você entender melhor o mundo da orientação a objetos:
Objeto | Um objeto é um tipo abstrato que contém dados mais os procedimentos que manipula os dados |
Mensagem | Informação enviada a um objeto para que ele se comporte de uma maneira específica. |
Métodos | Procedimentos residentes nos objetos que determinam como eles irão atuar ao receber as mensagens |
Variáveis de instância | Variáveis que contém informação ou dados do próprio objeto. (propriedades) |
Classe | Representa um tipo específico de um objeto. |
SubClasse | Uma nova classe originada de uma outra classe ja existente. |
Instância | São objetos de uma classe. |
Herança | Mecanismo que permite o compartilhamento de métodos e dados entre as classes, subclasses e objetos. |
Encapsulamento | Mecanismo que permite o acesso aos dados de um objeto somente através dos métodos deste objeto. |
Polimorfismo | Uma mesma mensagem pode provocar respostas diferentes quando recebidas por objetos diferentes. |
Persistência | Permanência de um objeto na memória |
Agora
veremos uma rápida comparação entre técnicas tradicionais de programação e
a programação orientação a objetos:
Orientação a Objetos | Técnica tradicional |
Métodos | Procedimentos e funções |
Variáveis de instância | Dados |
Mensagens | chamadas de procedimentos ou funções |
Classes | Tipos de dados |
Herança | - sem similar - |
chamadas sob o controle do sistema | Chamadas sob o controle do programador |
Até mais ...
Veja os
Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic
(sempre atualizado) : clique e confira !
Quer migrar para o VB .NET ?
Quer aprender C# ??
|
Gostou ?
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Referências:
Super DVD Vídeo Aulas - Vídeo Aula sobre VB .NET, ASP .NET e C#
Modelando sistemas com UML - Use Case e modelo ... - Macoratti.net