.NET - Considerações sobre arquitetura e desenho de aplicações


Com o aumento da utilização de linguagens e técnicas de programação orientada a objetos temos ouvido falar com frequência em desenvolvimento de aplicações em duas camadas , três camadas e n-camadas . Este artigo tem como objetivo abordar em linhas gerais a descrição de cada uma destas arquiteturas , falar das vantagens e desvantagens de cada uma bem como das opções de implementação pertinentes a plataforma .Net.

1-) A arquitetura de aplicação para duas camadas

Esta arquitetura é uma das mais simples ; um exemplo bem conhecido seria uma aplicação usando ADO.NET acessando diretamente um banco de dados SQL Server, Oracle , MySQL, etc. Ao lado temos a figura que representa esta arquitetura.

Não há camadas intervindo entre a aplicação cliente e o banco de dados a não ser a camada ADO.NET.

Quando usar a arquitetura de duas camadas

Opções de implementação

Vantagens

Desvantagens

2-) A arquitetura de aplicação para três camadas

A arquitetura em três camadas é outra opção no desenho de aplicações .NET. Neste modelo podemos usar um serviço Web XML para separar o acesso a fonte de dados para outro componente que retorna as informações para a aplicação de frente.

Ao lado temos a figura que representa este modelo.

Esta arquitetura pode ser usada tanto para aplicações baseadas em Web Forms como Windows Forms.

Quando usar a arquitetura de duas camadas

Opções de implementação

Vantagens

Desvantagens

3-) A lógica da arquitetura de aplicação para n-camadas



O melhor modelo para construir aplicações usando a plataforma .NET é o de n-camadas. Nele estamos separando todos os processos lógicos em classes.

Em uma aplicação de negócios isto geralmente envolve um componente para a regra de negócios , um componente para a camada de dados e a camada da interface com o cliente que usa estes componentes.

Na figura ao lado temos o desenho dos processos separados em classes o que torna mais fácil criar e manter a aplicação

 

Quando usar a arquitetura de duas camadas

Opções de implementação

Vantagens

Desvantagens

Conclusão

Dei uma rápida visão geral dos principais tipos de arquitetura que podem ser consideradas na modelagem de aplicações .NET; suas vantagens , desvantagens e métodos de implementação.  Com isto espero contribuir para que você possa criar aplicações mais robustas , confiáveis e de fácil manutenção

Até mais... 


José Carlos Macoratti