ASP - Duas dicas usando Windows Scripting Host - WSH
Já ouviram falar do WSH - Windows Scripting Host - ele é o motor que executa as linguagens de scripts no Windows e já esta merecendo um artigo. Enquanto isto fiquem com estas duas dicas recebidas de Alfredo Lotar.
1- Utilizando Arquivos de Lote(.BAT) para registrar DLLs Activex
Uma das vantagens de se usar ASP é que ele nos permite utilizar componentes ActiveX. Uma aplicação pode fazer referência a várias DLLs e cada uma precisa ser registrada no sistema. Este processo pode demorar muito, além disso, o administrador do sistema pode esquecer de registrar algum componente.
Existe uma solução para este problema. Registrar as DLLs com os arquivos de lote, os famosos arquivos .BAT, que também são utilizados para automatizar a instalação de Softwares.
A seguir mostrarei um arquivo de lote que registra três DLLs e começa a instalação da nova versão Windows Scripting Host.
Comece criando um novo arquivo, por exemplo: Automatico.BAT. Em seguida adicione as linhas de código a seguir:
@Echo off
@Echo Você receberá uma mensagem de confirmação para cada dll registrada
@Echo DLL foram registradas
c:\windows\system\regsvr32 AspEmail.dll
c:\windows\system\regsvr32 asp.dll
c:\windows\system\regsvr32 minha.dll
Ste52en.exe
Obs: Não esqueça de trocar o nome das DLLs e verificar se o caminho está correto. Este exemplo supõe que todas as DLLs estão no mesmo diretório do arquivo Automatico.bat
Claro que este é um exemplo bem simples. Você pode utilizar os arquivos .BAT de diversas formas, como por exemplo: Para criar scripts que melhorem o desempenho do computador ou para automatizar a instalação de softwares em rede com muitos computadores.
2 - Criando um atalho no Windows com WSH e ASP
Neste artigo criaremos um atalho para um web site e para um arquivo qualquer que esteja em seu computador ou rede local. Utilizaremos Windows Script Host e ASP.
Windows Script Host (WSH) fornece um host de script que utiliza pouca memória, permitindo que os scripts sejam executados diretamente na área de trabalho do Windows ou da janela “Prompt de comandos”. O WSH, além atalhos, permite adicionar impressoras, manipular o registro do Windows, abrir e fechar programas aplicativos.
Consulte a documentação do WSH no site da Microsoft:
Podemos criar dois tipos de atalhos: O primeiro aponta para um arquivo local ou na rede e outro que é um link para um web site qualquer. Você deve estar se perguntado, mas como eu diferencio os atalhos? É fácil, se o atalho tiver a extensão lnk, então ele aponta para um arquivo, mas se tiver a extensão url é um link para um web site.
A seguir veremos como utilizar o WSH:
Primeiro devemos criar uma instância para o WSH.
Set WshShell = CreateObject("WScript.Shell")
Em seguida, utilizamos a propriedade SpecialFolders para determinar em que diretório será gravado o novo atalho.
caminho= WshShell.SpecialFolders("Desktop")
Usamos o método CreateShortcut para criar o atalho.
Set atalhoLnk = WshShell.CreateShortcut(caminho & "\notepad.lnk")
A propriedade TargetPath determina para qual aplicativo ou caminho o atalho aponta e Save salva o atalho no diretório escolhido.
atalhoLnk.TargetPath = "notepad"
atalhoLnk.Save
Para criar um atalho para um web site utilize a extensão url como argumento no método CreateShortcut. Neste caso não é preciso utilizar a propriedade SpecialFolders. Veja a seguir:
Set atalhoUrl = WshShell.CreateShortcut(caminho & "\Asprs.url")
atalhoUrl.TargetPath = "http://www.asprs.net"
atalhoUrl.Save
Autor: Alfredo Lotar
José Carlos Macoratti