O que é preciso para trabalhar com ASP ?


Já vimos que você identifica um arquivo que contém código ASP pela extensão .asp, ele contém basicamente código HTML e scripts, pequenos programas, que irão rodar no servidor. Podemos ter scripts que rodam no servidor ou no navegador. Quando os scripts forem rodar no navegador , este deve ser compatível com a linguagem usada. Atualmente o Internet Explorer é compatível com VBScript e JScript (uma variação da linguagem JavaScript); já o Netscape somente é compativel com JavaScript. Desta forma a utilização do JavaScript permite que os scripts funcionem tanto no Internet Explorer como no Netscape.

As páginas com scripts que irão rodar no servidor não dependem do Navegador usado , pois o processamento é feito no servidor que devolve somente o resultado no formato HTML ao cliente. Assim tanto faz usar VBScript ou JavaScript nestes casos.

Ao utilizar ASP temos as seguintes vantagens:

  1. Independência do Browser – Os scripts rodam no servidor e somente os resultados são enviados ao usuário , qualquer navegador pode visualizar as páginas ASP
  2. Acesso a Base de Dados – ASP provê um fácil mecanismo para visualizar , atualizar e adicionar informações a base de dados que suportam OBDC e servidores SQL
  3. Segurança do código fonte – O cliente visualiza somente o resultado do processamento no formato HTML
  4. Administração do estado – Através de objetos internos da ASP podemos controlar o estado do aplicativo com base no usuário, no aplicativo e no servidor.
  5. Fácil de aprender - Se você conhecer o Visual Basic ou VBA , todo o seu conhecimento é imediatamente aproveitado pois em ASP podemos usar o Vbscript e ADO .
  6. Fácil acesso a base de dados via ADO (ActiveX Data Objects)

O que é necessário para trabalhar com ASP

Para utilizar e trabalhar com páginas ASP devemos ter:

  1. Um servidor com Windows NT, Windows NT Workstation , Windows 95 ou Windows 98.
  2. O Microsoft Internet Information (IIS), o Peer Web Services (PWS) ou o Personal Web Server (PWS) instalado neste servidor
  3. Um driver de ODBC instalado e funcionando neste servidor ( para acessar base de dados relacionais).
  4. Um diretório para guardar as páginas ASP no servidor com direito de execução.
  5. Um navegador ( Browser ) . (Internet Explorer , Netscape)
  6. A rede Dial-up e o protocolo TCP/IP instalados .
  7. Um editor HTML (FrontPage Express, FrontPage ) ou o bloco de notas .

Uma solução caseira que funciona muito bem em máquinas locais acessando base de dados Access é instalar o Personal Web Server que vem junto com o Windows 98 e usar um driver ODBC do Access , iremos usar esta configuração nos exemplos do curso.

Esta configuração permite desenvolver e testar sites dinâmicos com acesso a base de dados sem estar conectado a um servidor nem expor seu código na WEB até ele estar totalmente depurado.


Copyright (c) 2000 - José Carlos Macoratti