As principais funções e comandos de baixo nível para arquivos:
Open e Freefile
O comando Freefile retorna um número inteiro que representa o número próximo arquivo disponível. sintaxe - var=Freefile ou Freefile(num. arquivo)
O comando OPEN abre um arquivo : sintaxe - Open "dados.txt" For OutPut As 1
No nosso exemplo temos : fnum=Freefile e em seguida Open txtHTML.Text For Output As fnum isto significa que obtivemos o número do próximo arquivo livre e atribuímos ao arquivo txtHTML.text esse número que o identificará no sistema.
Write e Print
Os comandos Write e Print escrevem dados nos arquivos .
Print #fnum, "<H1>Página gerada pelo Visual Basic 5.0</H1>" - Grava no arquivo identificado por fnum os dados entre aspas . Esta é a diferença entre PRINT e WRITE . Ao usar PRINT você tem que formatar seus dados , já o comando WRITE insere os caracteres de controle de final de arquivo, nova lina(newline), carriage return, etc.
FileLen, LOF
A função FileLen retorna o tamanho em bytes do arquivo especificado. Tamanho=Filelen("C:\dados.txt")
A função LOF retorna o tamanho do arquivo para arquivos abertos.
Get e Put
Get e Put servem para ler e escrever informações a partir de arquivos do tipo Random e Binary, e utilizam posições de número de registro como parâmetros. Ex : Put #1 , 1 , texto grava no arquivo 1, a partir da posição 1 e Get #1 , 2 , Texto - Lê os dados do arquivo 1 , da posição 2.
SeeK. Loc
Seek retorna a posição da próxima operação de leitura e/ou gravação. Ex Seek #1, numero do registro
Loc retorna a posição atual de leitura/gravação. Ex: posicao=Loc(1) - retorna a posição dentro do arquivo
Input e Line Input
Lêm linhas de dados de um arquivo sequêncial. As linhas são textos retornados com marca de fim de linha e alimentação de linha ( carriage return e line feed). Ex : Line Input # 1 , registro
Close, EOF
Encerra a entrada/saída dos arquivos cujos indicativos , se passado sem parâmetro fecha todos os arquivos.
Close #1 - fecha o arquivo 1.
Eof (1) - retorna true se alcançar o final do arquivo
Essas funções podem ser utilizadas para tratar arquivos textos e também para ler e armazenar dados. Em breve vamos dar um exemplo de uma agenda pessoal feita usando as funções de baixo nível , aguardem.
Vejamos a seguir a título de exemplo um pedaço de código que poderia ser usado para preencher uma combobox durante a abertura de um formulário:
Private Sub Form_Load()
Dim file as integer dim nome as string file = Freefile Open App.Path & "c:\escola\alunos.txt" for input as #file Do Until EOF(file) Input #file , nome Combo1.Additem nome Loop Close #file End sub |