Flutter - Primeiro contato e impressões


Hoje vou apresentar o Flutter, e mostrar como configurar o seu ambiente para poder usar o Flutter para criar aplicações mobiles para iOS e Android.

Se você não sabe o que é o Flutter, ele é um framework para desenvolvimento mobile multiplataforma (iOS e Android) da Google que foi lançado em 2018 que usa a linguagem DART.

Veja detalhes no site oficial : https://flutter.dev/

Acompanhe as minhas vídeo aulas semanais no YouTube sobre o Flutter:  Jose Carlos Macoratti - YouTube

Instalando o Flutter

A instalação do Flutter é muito simples. Basta acessar o site https://flutter.dev/docs/get-started/install, escolher o sistema operacional, e, baixar e descompactar o pacote em uma pasta na sua máquina local.

Eu vou instalar no Windows 10 e usar um dispositivo Android.

Os requisitos mínimos exigidos são:

1- A seguir baixe o SDK Flutter mais atual. Em abril de 2019 a versão atual é a : v1.2.1

2- Extraia o arquivo zip que você acabou de baixar em uma pasta na sua máquina local (Evite instalar na pasta Arquivos de Programas). Eu criei um pasta c:\flutter e descompactei o pacote nesta pasta.

3- Localize o arquivo flutter_console.bat dentro do diretório flutter e inicie-o clicando duas vezes nele. Será aberta uma janela de comandos onde você poderá emitir comandos Flutter.

É importante atualizar o PATH do seu ambiente para poder emitir comandos no prompt de comandos (cmd). Para isso basta incluir o caminho onde você instalou o Flutter e a pasta bin na variável de ambiente PATH.

No meu caso ficou assim: c:\flutter\bin. (Faça isso em Painel de Controle -> Sistema -> Editar variáveis de ambiente do sistema)

Verificando o seu ambiente

Agora que você configurou a variável de ambiente, vamos verificar se tudo está funcionando bem, e, se o comando flutter é reconhecido pelo prompt de comando.

Abra uma janela de prompt de comandos e digite o comando : flutter doctor e pressione enter.

Você vai ver um relatório completo da instalação do SDK do flutter na sua máquina indicando o que pode estar faltando.

Obs: O DART SDK (DART é a linguagem de programação oficial para flutter) é fornecido com o flutter e você não precisa instalá-lo separadamente.

Você vai precisar ter no seu ambiente o SDK do Android instalado. Isso é obrigatório.

Se você quiser usar o Android Studio como editor vai ter que instalar também. Eu vou usar o Visual Studio Code e por isso não preciso dessa ferramenta.

Nota: Baixe o Visual Studio Code aqui : https://code.visualstudio.com/download

Para saber mais sobre o VS Code veja o meu artigo : Visual Studio Code - O editor multiplataforma da Microsoft

Para poder usar o Visual Studio Code com o Flutter você tem que instalar o plugin Flutter no VS Code:

Outro requisito é possuir um dispositivo Android ou iOS para testar. No meu ambiente eu utilizo o Genymotion mas você pode baixar um dispositivo Android a seu gosto.

Assim, com o Flutter instalado e tendo o Visual Studio Code e o Genymotion instalados, estou pronto para usar o Flutter.

Nota : Baixe o Genymotion aqui : https://www.genymotion.com/  (crie uma conta e baixe a versão personal)

Criando seu primeiro aplicativo Flutter

Abra o Visual Studio Code e a seguir abra a paleta de comandos teclando CTRL+SHIFT+P :

A seguir digite flutter para ver os comandos disponíveis e clique em new Project;

Informe o nome do projeto (tem que usar somente minúsculas) que deseja criar e tecle Enter:

A seguir selecione uma pasta onde o projeto vai ser criado.

Após alguns instantes você verá o projeto sendo criado e exibido no VS Code na pasta indicada:

Na pasta lib do projeto esta o arquivo main.dart onde esta o código do projeto.

Para executar o projeto basta pressionar F5 , ou se quiser executar o projeto na linha de comando, abra um terminal de comandos e posicione-se na pasta raiz do projeto que deseja executar e digite o comando :
 flutter run -d all

Antes de executar é bom verificar se você tem um dispositivo pronto para ser usado.

Abra a paleta de comandos e digite : Flutter e a seguir a opção Select a device;

Será aberta uma janela exibindo os dispositivos android disponíveis. Basta selecionar o desejado.

A seguir pressione F5 para executar e após alguns segundos...

Voilá...

Seu primeiro aplicativo Flutter criado em tempo recorde.

Resumindo: Gostei do Flutter pela simplicidade e facilidade de configuração e utilização. Principalmente porque ele possui um Hot Reload que permite atualizar o código e ver o resultado em tempo real no emulador.

Embora eu não seja um usuário React Native achei mais simples usar o Flutter em um primeiro contato.

Percebi também que a curva de aprendizado pode ser um tanto íngreme se eu quiser tentar escalar a montanha em linha reta. Creio que o caminho deve ser mais fácil se dermos passos pequenos e seguros em cada etapa.

Em outro artigo volto a falar mais do Flutter. (Acompanhe os artigos sobre Flutter no site : Macoratti.net )

Referências:


José Carlos Macoratti