Entity Framework - Apresentando e usando o Entity Framework Power Tools


 Neste artigo eu fazer apresentar o Entity Framework Power Tools, a ferramenta que nos auxilia na criação do modelo de dados utilizando os novos recursos da DbContext API.

Se você já conhece e usa o Entity Framework, a ferramenta O/RM da Microsoft, que gera o modelo de classes e objetos (modelo de entidades) a partir de um esquema de banco de dados relacional, não sente saudades de ter que gerenciar todos os objetos da ADO .NET nem se preocupar com comandos SQL em sua aplicação. Afinal o EF faz esse trabalho para você.

Neste artigo eu vou apresentar mais um motivo para você saber que o Entity Framework veio mesmo para facilitar a vida do desenvolvedor quando se trata de criar aplicações com acesso a dados.

Vou apresentar o Entity Framework Power Tools, um pacote de extensão criado com o objetivo de facilitar ainda mais a vida do desenvolvedor, principalmente quando já temos um banco de dados legado e resolvemos usar o EF.

A ferramenta Power Tools pode ser usada nas abordagens Code-First, Model-First e DataBase-First do Entity Framework e inclui os seguintes comandos em um submenu após ser instalada no Visual Studio 2010/2012 e 2013:

Instalando o Entity Framework Power Tools

Abra o Visual Studio 2013 (estou usando essa versão) e no menu TOOLS clique em Extensions and Updates;

Na janela que se abre digite entity framework e clique em Online para localizar o pacote Entity Framework Power Tools Beta 4;

Clique no botão Download;

Na Gera visualizações pré-compiladas usadas pelo runtime do EF para melhorar o desempenhono botão Install;

Ao final da instalação clique no botão Restart Now para reiniciar o Visual Studio de forma que as alterações sejam aplicadas:

Usando o Entity Framework Power Tools

Abra o Visual Studio 2013 e clique em New Project;

A seguir selecione a linguagem Visual C# e o template Console Application informando o nome CSharp_EF_PowerTools e clique no botão OK;

Na janela Solution Explorer clique com o botão direito do mouse sobre o nome do projeto e veja no menu suspenso a nova opção Entity Framework;

Selecionando essa nova opção vemos as opções :

  1. Reverse Engineer Code First

  2. Customize Reverse Engineer Templates

Clique na primeira opção Reverse Engineer Code First;

Será a aberta a janela Connection Properties onde você deverá informar o nome do servidor e do banco de dados a partir do qual fará a engenharia reversa;

Informe o servidor local do SQL Server Express 2012 - (LocalDB)\v11.0 - e o banco de dados Northwind.mdf e clique no botão OK;

Após alguns segundos de processamento, que você pode acompanhar pela barra de status do Visual Studio, serão feitas as seguintes atualizações no projeto:

Visualizando o Entity Data Model

Vamos agora clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo NorthwindContext.cs;

Como esse arquivo contém uma definição de classe derivada de DBContext veremos o menu Entity Framework e as subopções conforme a figura abaixo:

Clicando na opção View Entity Data Model (read-only) veremos o nosso modelo de entidades Code-First gerado graficamente conforme abaixo:

Se você clicar na opção View Entity Data Model XML irá visualizar o XML do EDMX representando o modelo Code First correspondente:

Se você clicar na opção View Entity Data Model DDL SQL irá visualizar o script SQL DDL correspondente ao SSDL do modelo EDM correspondente:

Além disso você pode também usar a opção Generate Views para gerar visualizações pré-compilados que são usadas pelo runtime do Entity Framework para melhorar o desempenho. O arquivo view gerado é adicionado ao projeto.

Vimos assim que as ferramentas poderosas do Entity Framework, mesmo estando em uma versão beta, são realmente uma grande ajuda ao desenvolvedor diminuindo o seu trabalho.

Salmos 8:1 - Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
Salmos 8:2 - Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.
Salmos 8:3 - Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
Salmos 8:4 - Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic (sempre atualizado) : clique e confira !

Quer migrar para o VB .NET ?

Quer aprender C# ??

Quer aprender os conceitos da Programação Orientada a objetos ?

Quer aprender o gerar relatórios com o ReportViewer no VS 2013 ?

 

             Gostou ?   Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Twitter
 

Referências:


José Carlos Macoratti