As novidades da plataforma .NET - Vem aí o Visual Studio 2010


São muitas as novidades da plataforma .NET neste início de 2009.(digo início pois ainda estamos no carnaval, e, parece que sa coisas começam a engrenar só depois do carnaval).

O service pack 1 do .NET Framework 3.5 consolidou algumas tecnologias que tiveram o seu lançamento na versão 3.0 mas que ainda não estavam integradas ao Visual Studio como o WPF , WCF , ADO .NET Entity Framework, ADO .NET Data Services, ASP .NET MVC, etc.

A plataforma .NET é a plataforma de desenvolvimento da Microsoft e é composta pelo Microsoft .NET Framework e pelo Visual Studio; seria bom neste momento darmos uma visão geral da evolução da plataforma .NET desde o seu lançamento. Então vejamos :

Visual Studio 2002  / .NET Framework 1.0 (Rainer) Primeira versão oficial da plataforma .NET. Conhece alguém que usou ?
Visual Studio 2003  / .NET Framework 1.1 (Everett) Versão bem difundida e utilizada pelos desenvolvedores. Conhece alguém que ainda usa ?
Visual Studio 2005  / .NET Framework 2.0 (Whidbey) Versão que trouxe diversas melhorias como o modelo de provedores. Versão muita usada.
NET Framework 3.0 Inclusão das novas tecnologias : WPF, WCF, WF, Windows CardSpace. Não houve uma nova versão do Visual Studio.
Visual Studio 2008  / .NET Framework 3.5 (Orcas) Versão atual com lançamento do LINQ, ADO .NET Entity Framework,  ADO .NET Data Services, ASP .NET MVC. Melhorias no WPF, WCF, WF e CardSpace com o service pack 1.
Visual Studio 2010  / .NET Framework 4.0 (Hawaii) Previsão de lançamento em 2010. Pegue a versão CTP aqui : VS 2010 ( Quase 8 GB )

Nota: A CLR - Common Language Runtime não sofreu alterações desde a release da versão 2.0 , desta forma as principais características da .NET Framework ainda são as mesmas.

Que saber quais os pré-requisitos para rodar o VS 2010 ? Dê uma espiada:

O novo Visual Studio 2010 dará suporte para construção de aplicativos nativos para o Windows 7. Sendo que o  próprio engine gráfico do aplicativo está sendo refeito no Windows Presentation Foundation (WPF).  Para quem desenvolve para Web, teremos muitas novidades como melhorias no editor de JavaScript e  na geração de código do ASP .Net 4.0. Para saber mais leia o documento da Microsoft em :  Microsoft Visual Studio 2010 Overvirew

Bem,  se você esta ávido para testar o VS 2010 pode fazer o download  da versão CTP do Visual Studio 2010 na forma de download de uma Virtual Machine.

O problema é que essa virtual machine está configurada para não funcionar mais a partir de 1/1/2009. Então o que fazer se você quiser começar a testar o VS 2010 ?

Veja a solução que Eduardo Bottcher deu para este problema. (Eu pessoalmente não testei o recurso e não tenho soluções para eventuais problemas, OK )

1- Faça esses passos ANTES de executar a sua VM pela primeira vez, para garantir que tudo vai funcionar direitinho.
2- Abra no bloco de notas(ou similar) o arquivo da VM que você extraiu com extensão .vmc.
3 - Procure pelo nó
<integration>
   <microsoft>
     <mouse>
      <allow type="boolean">true
</mouse>
4- Abaixo de adicione o seguinte código
<components>
   <host_time_sync>
       <enabled type="boolean">false
    </host_time_sync>
</components>
5- deixe o resto como está.
6- Inicie a VM e digite DEL (o mais rápido que puder,pois o tempo é curto para teclar del) para entrar na BIOS.
7- Altere o horário do sistema para uma data anterior a 1/1/2009. Coloque alguma data dentro do ano de 2008, até porque em alguns meses devem sair as versões beta.

Referências:


José Carlos Macoratti