VB. NET - Aquecendo as turbinas
Sente-se e não esqueça o cinto de segurança ...
Vamos dar a partida para mais uma emocionante aventura : explorar , e aprender a utilizar o novo ambiente de desenvolvimento da Microsoft, a plataforma .NET , com foco no VB.NET.
O VB.Net não é apenas uma nova versão do Visual Basic que traz algumas melhorias em relação a versão anterior. Na verdade a mudança é tamanha que , sem exageros , podemos dizer que vamos aprender uma nova linguagem de programação.
A partir de agora estaremos procurando tratar de explicar como usar e utilizar o Visual Basic.NET e não somente isto mas também a conhecer o .NET Framework e ASP.NET e por que não C#.
Existem alguns artigos em português que você pode consultar para uma visão geral sobre a plataforma .NET :
A plataforma .NET
Mas o que é afinal a plataforma .NET ? De forma resumida podemos dizer que a plataforma .NET é um ambiente de desenvolvimento integrado com gerenciamento de dados e estrutura de servidores para Web. Em sua estrutura a arquitetura .NET é composta pelos seguintes softwares e pacotes :
Softwares | Pacotes |
|
|
Além disto a plataforma .NET é oferece os seguintes serviços:
1-) .Net Framework - Ambiente em tempo de execução onde você pode construir , instalar e executar serviços Web e outras aplicações.
2-) ASP.Net - A versão atualizada do Active Server Pages composta pelo .NET Web Forms.
3-) Web Service .Net - Um serviço para permitir a comunicação com outros aplicativos , independente da plataforma usada .
4-) .Net Windows Form - Permite a criação de aplicativos dedicados para clientes Windows que usam o .Net Framework.
5-) ADO.Net - Fornece o suporte para tarefas que envolvam acesso a base de dados.
O .NET FrameWork
A MSDN (pelas próprias palavras da Microsoft) diz :
"O .NET FrameWork é um ambiente multi-linguagem para construção, distribuição e execução de aplicações e serviços Webs."
"O .NET FrameWork é uma nova plataforma desenhada para simplificar o desenvolvimento de aplicações voltadas para a Internet."
"O .NET FrameWork é composta por dois componentes principais: o Common Language Runtime ( CRL ) e a livraria de classes NET Framework."
Alguma dúvida ? Já deu para perceber que o .NET Framework é o coração do .NET e que as CRL fazem o papel das DLLs das API´s do Windows e dos arquivos run-times do VB. Assim , ao gerar o seu executável com a VB.NET as livrarias CRL serão usadas em tempo de execução para ele possa funcionar e assim não dependa das livrarias externas como ocorre hoje com o VB6 e anteriores.
O VB.NET
O Visual Basic.NET é uma hierarquia de classes que estão incluídas no .NET Framework sendo que a partir de agora o Visual Basic ( VB.NET ) é uma linguagem orientada a objetos com herança , polimorfismo , encapsulamento , etc...
A versão atual do Visual Basic .NET é a versão que você encontra no Visual Studio.NET beta 2 e para poder usar você vai precisar ter os seguintes requisitos :
Processador | Pentium II ou compatível com 500 Mhz |
Memória RAM | 128 Mb (256 Mb é recomendável) |
Espaço em disco | No mínimo 2 Giga sobrando. Assim 1 Giga ficam por conta da instalação e o resto para o sistema. |
Sistema operacional | Windows 2000/Windows XP |
Unidade de CD-ROM | Unidade de CD-ROM/DVD |
Acesso à internet | Para instalar as correções (services packs) solicitados. |
Instalando o Visual Studio.NET
Insira o CD 1 do Visual Studio.NET no seu drive de CD-ROM . Na tela a seguir clique em Windows Component Update para atualizar o seu sistema.
Depois é só selecionar os passos 2 e 3 para instalar o Visual Studio .NET (incluindo o Visual Basic.NET) no seu sistema. Acabada a instalação você terá o Visual Basic .NET instalado da versão Beta 2 do Visual Studio .NET. Veja bem a versão final ainda não saiu , está prevista para janeiro ou fevereiro de 2002 e , por isso mesmo , pode haver , a esta altura, pequenas alterações.
Por falar em alterações , antes de pôr a mão na massa , você precisa saber que :
- No Visual Basic .NET só existe um único tipo de arquivo de código que tem a extensão .vb . Neste arquivo coexistem todos os outros tipos de arquivos : módulos de classe, formulários , módulo de código , controles , etc.
- O Visual Basic .NET pode criar dois tipos de arquivos executáveis:
- Arquivos de Console , ao estilo do MS DOS , não gráficos
- Arquivos Gráficos , ao estilo Windows
- O Visual Basic .NET pode criar outros tipos de aplicações tais como : ASP .NET , Web Services , serviços Windows , Console Application , etc..
- Programas gerados pela compilação no VB.NET podem gerar um pacote de instalação de 40 a 50 MB , devido aos arquivos de run-time necessários.
- Programas compilados com o VB.NET pode ser decompilados para se obter o código fonte.
Representando graficamente, abaixo temos o conteúdo dos serviços que você pode gerar com o Visual Studio .NET :
Isto foi o pontapé inicial , muita coisa vai rolar , aguardem...
Veja os
Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic
(sempre atualizado) : clique e confira !
Quer migrar para o VB .NET ?
Quer aprender C# ??
|
Gostou ?
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Referências:
Super DVD Vídeo Aulas - Vídeo Aula sobre VB .NET, ASP .NET e C#