Migrando da DAO para a ADO sem traumas


A história se repete , você nem bem esta dominando um aspecto de uma tecnologia e surge outra inovação com alterações que forçarão você a se atualizar. Mas não é exatamente isto que é fascinante na informática ??? Uma necessidade constante de atualização , afinal como dizem - "Na informática um mês é como um ano".

No nosso caso específico , o acesso a base de dados usando a ferramenta Visual Basic , tivemos a introdução na versão 6.0 do Visual Basic da ActiveX Data Objects - ADO , que oferece objetos para acessar e manipular informações em um desktop ou servidor usando a para isto a interface OLE DB. Na verdade é através da ADO que você acessa a OLE DB.

A ADO passa a ser daqui para frente a tecnologia de acesso a dados que vai substituir a DAO e a RDO. Isto significa que você tem que aprender a ADO , mesmo por que houve significativas melhorias na performance e a ADO irá evoluir cada vez mais nas próximas versões . A DAO e RDO continuam presentes apenas por uma questão de compatibilidade.

Toda novidade a princípio parece algo difícil de assimilar, mas com o tempo e muito estudo tudo se encaixa nos seus lugares. Foi assim e vai continuar sendo assim.

Vamos então comparar como fazíamos usando a DAO , as principais tarefas relacionadas com o acesso a dados , e como devemos fazer agora usando a ADO.


Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic (sempre atualizado) : clique e confira !

Quer migrar para o VB .NET ?

Quer aprender C# ??

Quer aprender os conceitos da Programação Orientada a objetos ?

 

 

             Gostou ?   Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Twitter
 

Referências:


José Carlos Macoratti