Instalando aplicações para banco de dados - quais arquivos eu vou precisar ?

Quais os arquivos mínimos necessários para que eu possa executar uma aplicação VB padrão ?

- Se você esta desenvolvendo aplicações para banco de dados no Visual Basic precisa saber que para sua aplicação funcionar corretamente , a máquina onde você vai instalar a sua aplicação precisa ter instalada os Componentes de Acesso a Dados - Data Access Components - MDAC .

- Você pode incluir o MDAC no pacote de instalação da sua aplicação ou informar ao usuário que ele deverá instalar o MDAC fazendo o download quer do site da Microsoft quer de outro site que disponibilize a MDAC ( A versão atual é mdac_typ.exe  - MDAC 2.7 )

- Para rodar uma aplicação Visual Basic , você não precisa necessáriamente instalar o sistema completo na máquina do cliente. Se o cliente possuir os arquivos de runtime básicos para a versão do seu aplicativo Visual Basic e se a máquina do cliente tiver instalada a MDAC basta você disponibilizar o arquivo executável e o banco de dados que o cliente conseguirá rodar a aplicação. (É claro que estou supondo que você não esta usando nenhuma OCX que precise ser distribuída com sua aplicação).

Existem também arquivos básicos que devem ser distribuidos para que a aplicação funcione corretamente. A seguir esta o link onde você pode fazer o download dos pacotes para o VB 5 e o VB 6.

Data
nome
Tamanho
Descrição
12/2000 mdac_typ.exe 5,700 kb (MDAC_TYP.EXE version 2.7) Instala os componentes de acesso a dados.
10/2000 vbrun60sp5.exe 1,013 kb vbrun60sp5.exe - instala a ultima versão dos arquivos Visual Basic necessários para rodar uma aplicação padrão.
01/1998 vbrun50.exe 1,300 Kb Msvbvm50.exe - instala a ultima versão dos arquivos Visual Basic necessários para rodar uma aplicação padrão.

Os pacotes para VB5 e VB6 instalam os arquivos básicos necessários para rodar uma aplicação VB padrão.

Obs: Se algum link não funcionar me avise. 

até a próxima dica ...