Blazor Hybrid App - .NET Maui e Blazor


  Neste artigo vou apresentar o Blazor Hybrid App e o ambiente necessário para criação de suas aplicações.

Podemos usar o Blazor Hybrid para combinar frameworks clientes nativos de desktop e móveis com .NET e Blazor.

Em um aplicativo Blazor Hybrid, os componentes Razor são executados nativamente no dispositivo. Os componentes são renderizados para um controle Web View incorporado por meio de um canal de interoperabilidade local.

Os componentes não são executados no navegador e o WebAssembly não está envolvido. Os componentes do Razor carregam e executam o código rapidamente, e os componentes têm acesso total aos recursos nativos do dispositivo por meio da plataforma .NET.

Apresentando o problema

Considerando as últimas tendências de desenvolvimento de aplicações web, dividimos o desenvolvimento em dois segmentos: Front-End e Back-End.

Com base nestas duas partes de desenvolvimento, o desenvolvimento de aplicativos da web requer 2 papéis principais para os desenvolvedores, que são desenvolvedores front-end e back-end. Posteriormente, o desenvolvimento de aplicativos web requer várias habilidades tanto no front-end quanto no back-end para construir um sistema completo.

Além disso, existem vários frameworks front-end, populares como: Angular, React.Js, Vue.js, JavaScript, que novamente vão requerer diferentes conjuntos de habilidades e desenvolvedores.

No entanto, a escolha mais popular para desenvolvimento back-end, a lógica do lado do servidor é usar C# e o .NET. Isso cria um cenário complexo para criar a interface do usuário da Web com tecnologias front-end e, novamente, lógica do lado do servidor com tecnologias do back-end.

Por outro lado, temos outra situação problemática na construção de aplicativos multiplataforma e multidispositivo, e , posteriormente, vamos precisar de mais recursos com diferentes plataformas baseadas em conjuntos de habilidades.

Essa situação cria os requisitos de um desenvolvedor Android para dispositivos Android, desenvolvedor iOS para dispositivos iOS, desenvolvedor Windows para dispositivos Windows e Linux. Além disso, uma organização precisará fazer um grande investimento e precisará de mais tempo para criar aplicações multiplataformas para vários dispositivos.

Aplicativos híbridos Blazor

Não vamos entrar em uma situação de desenvolvimento de aplicativos mais complicada, agora temos a opção Blazor Hybrid com .NET.

Sim, podemos superar facilmente o cenário complexo acima usando um aplicativo Hybrid Blazor com .NET. Para ser mais específico, Blazor Hybrid App com .NET MAUI seria a solução indicada.

O Blazor nos permitirá desenvolver a interface do usuário interativa usando C# em vez de JavaScript ou outros frameworks Front-End. Em outras palavras, podemos usar conjuntos de habilidades de back-end ou .NET C# para desenvolver a interface de front-end. O Blazor pode executar o código C# no navegador do lado do cliente.

NET MAUI

Além disso, .NET MAUI, Multi-platform UI é um framework multiplataforma que nos permite criar aplicativos móveis e de desktop nativos usando C#. Usando o Blazor com MAUI, podemos desenvolver aplicativos Android, iOS e Desktop nativos usando o mesmo código e plataforma .NET com C#.

O .NET MAUI junto com o Blazor permite ter uma única base de código de componentes de interface do usuário da Web para aplicativos móveis, desktop e Web nativos.

Lembrando que o .NET MAUI é um código-fonte aberto, destinado a usar o layout de interface do usuário de base de código único reutilizável para desenvolvimentos multiplataforma para mobile e para desktops e com a mesma lógica de aplicativo.

Obviamente, isso facilitará a vida do desenvolvedor e reduzirá significativamente o custo de desenvolvimento para uma organização. Além disso, usamos os mesmos conjuntos de habilidades .NET e C# para desenvolver qualquer tipo de aplicativo.

Para poder preparar o ambiente, primeiro precisamos de uma versão do Visual Studio com suporte ao .NET MAUI,  e que inclua a carga de trabalho MAUI e os modelos de projeto.

Para isso Instale o .NET MAUI Workload conforme mostrado abaixo.

Além disso, precisamos do Microsoft Edge WebView2, que pode ser baixado no link abaixo.

https://developer.microsoft.com/en-us/microsoft-edge/webview2/

Isso é necessário para facilitar o conteúdo da Web em nossos aplicativos nativos; no entanto, se você estiver usando emuladores do Visual Studio, não precisará dessa ferramenta.

Nota importante

Os aplicativos .NET MAUI Blazor suportam as plataformas abaixo:

 - iOS 14 ou superior
- Android 7.0 (API 24) ou superior
- macOS 11 ou superior, usando Mac Catalyst


No entanto, o aplicativo .NET MAUI oferece suporte a mais plataformas, conforme mostrado a seguir:

- iOS 10 ou superior
- Android 5.0 (API 21) ou superior
- macOS 10.15 ou superior, usando Mac Catalyst
- Windows 11 e Windows 10 versão 1809 ou superior

Com esse ambiente você já pode iniciar a criação de aplicações Blazor Híbridas usando os recursos do Blazor e do .NET MAUI.

Em outro artigo irei mostrar como criar uma Hybrid Blazor App.

E estamos conversados...

"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem."
Eclesiastes 12:13

Referências:


José Carlos Macoratti