C# - 10 Pacotes Nugets para turbinar sua produtividade
 Hoje vou apresentar 10 pacotes Nugets para turbinar sua produtividade na linguagem C# em 2022.

A linguagem C# esta entre as linguagens mais populares usadas pelos desenvolvedores, por ser uma linguagem moderna, robusta que oferece muitos recursos. Para melhorar ainda mais a produtividade no uso do C#, existem vários pacotes NuGet disponíveis, e, hoje vou apresentar 10 pacotes Nugets que vão aumentar ainda mais a sua produtividade.


1- RestSharp

O acrônimo REST significa transferência de estado representacional, e, o pacote RestSharp é uma biblioteca cliente HTTP muito popular para a plataforma .NET.

Usando essa biblioteca, os desenvolvedores C# podem facilmente chamar recursos remotos via HTTP, e ela se encarrega de serializar o corpo da solicitação para JSON ou XML e desserializá-los na resposta.

O pacote nuget RestSharp suporta:

2- Json.NET

O Json.NET é uma biblioteca gratuita e de código aberto para a plataforma .NET com mais de 1 bilhão de downloads NuGet. Seus principais recursos incluem:

3- Serilog

Os Logs são registros de ações, exceções, informações e avisos. Realizar o registro de log é um fator importante no desenvolvimento de aplicativos que ajuda os desenvolvedores a detectar e resolver problemas facilmente.

O Serilog é uma framework de logging usado na plataforma .NET que registra propriedades e dados personalizados no formato JSON.

Enquanto outras ferramentas de registro fornecem os dados de registro em formato não estruturado, o Serilog fornece registros estruturados. Isso também permite que os desenvolvedores registrem facilmente dados de eventos configurados em consoles, arquivos e todos os tipos de sistemas de armazenamento.

4- NUnit

O teste desempenha um papel importante no desenvolvimento de software para garantir a exatidão do código.

O NUnit é um framework de teste de unidade de código aberto para todas as linguagens .NET, que inclui C#. Com o NUnit, você pode facilmente testar grandes aplicativos dividindo-os em pequenos módulos. Isso nos ajuda a encontrar problemas mesmo durante o tempo de desenvolvimento.

5- Insight.Database

O Insight.Database é um micro-ORM (mapeamento objeto-relacional) para a plataforma .NET que converte dados de objetos C# em registros de banco de dados e vice-versa. Ele é um conjunto de métodos de extensão que facilita o manuseio de bancos de dados em um aplicativo C#.

Os principais recursos do Insight.Database incluem:

Veja mais detalhes neste link: https://github.com/jonwagner/Insight.Database/wiki

6- FluentValidation

A FluentValidation é uma biblioteca .NET para construir regras de validação fortemente tipadas. Ele usa uma interface Fluent e uma expressão lambda para preparar as regras de validação. As regras de validação ajudam a manter um código de domínio limpo e a torná-lo mais integrado. Além disso, fornece um local para encontrar a lógica de verificação.

A FluentValidation tem várias validações integradas, como verificação de nulo, validação de string vazia, comprimento máximo e comprimento mínimo. Ele também oferece suporte a um validador personalizado, personalizando mensagens de validação com base no nome da propriedade, fornecendo mensagens com base na localização, validações assíncronas e assim por diante.

7- Noda Time

Trabalhar com datas e fusos horários na plataforma .NET pode ser muito trabalhoso. O Noda Time preenche a lacuna da operação de data e hora do .NET e torna a vida mais fácil.

Este pacote fornece APIs diferentes para lidar com UTC, datas locais e fusos horários locais. A funcionalidade do serviço de relógio converte facilmente a hora local em UTC e UTC em hora local, evitando assim os principais erros cometidos pelos desenvolvedores.

8- FluentEmail

A FluentEmail é uma biblioteca .NET de código aberto que permite integrar a funcionalidade de envio de e-mail em seu aplicativo .NET de forma bem rápida. Use o Razor para projetar os modelos de e-mail e enviar os e-mails usando SendGrid, MailGun, SMTP e muito mais.

Algumas das funcionalidades mais comuns disponíveis no objeto de e-mail são To, From, CC / BCC, Subjcet, Body, Attach, UsingTemplate e SendAsync.

9- HangFire

O Hangfire é um framework de código aberto que permite criar, processar e gerenciar o trabalho em segundo plano. Você pode executar seus trabalhos em segundo plano no processo principal de seu aplicativo sem a necessidade de um serviço dedicado.

O Hangfire oferece suporte a uma ampla variedade de tarefas em segundo plano: curto e longo prazo, uso intensivo de CPU e E / S, one shot e recorrente.

10- LazyCache

Usar o cache é uma ótima maneira de melhorar o desempenho de um aplicativo. O LazyCache usa um formato GetOrAdd para armazenamento em cache, onde você solicita um item do cache enquanto fornece a funcionalidade para adicioná-lo se o item estiver faltando.

O LazyCache é adequado para armazenar chamadas de banco de dados, rotinas de construção de gráficos de objetos complexos e chamadas de serviço da web que podem precisar ser armazenadas temporariamente para desempenho. Ele permite que os itens sejam armazenados em cache por mais ou menos tempo, mas por padrão ele salva os itens armazenados em cache por até 20 minutos.

Os principais recursos do LazyCache são:

Em 2022 você pode ser mais produtivo e com isso ter mais tempo de sobra para fazer o que mais gosta e assim ser feliz.

E estamos conversados.

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação,
que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações."
2 Coríntios 1:3,4

Referências:


José Carlos Macoratti