MSSQL e MySQL : Diferenças e Semelhanças


 Hoje vou apresentar uma comparação entre os banco de dados relacionais SQL Server e MySQL mostrando um resumo das principais diferenças e semelhanças entre eles.

Usar uma base de dados relacional ainda é a principal forma de armazenar informações e dentre os principais SGBD usados atualmente temos o SQL Server da Microsoft e o MySQL da Oracle.

Vamos a seguir apresentar um resumo das principais semelhanças e diferenças entre essas duas bases de dados.



Banco de dados Relacionais

As principais características dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de dados Relacionais (SGBDR) ou RDBMS em inglês, são:

Uma das características mais marcante dos banco de dados relacionais e o fato de serem baseados no modelo relacional que é uma maneira intuitiva e direta de representar dados em tabelas.

A título de exemplo, a seguir vamos representar duas tabelas usadas para representar dados em um banco de dado relacional:]

1- Clientes

ClienteId ClienteNome NumeroFatura ClienteEndereco
101 Maria 675852 Rua Projetada, 100 - Santos
102 Paulo 854521 Av. México , 320 - Campinas
103 Manoel 952607 Pça XV de Novembro, 09 - Lins

2- Pedidos

ClienteId ProdutoNome Quantidade PrecoUnitario
101 SamrtPhone LG 2 899,00
102 TV LCD 45' Philco 1 2358,00
103 LapTop 15' Samsung 1 3200,00

Temos que a primeira tabela é uma tabela de repositório dos dados do cliente, onde cada registro compreende o nome do cliente, informações de faturamento e endereço. O banco de dados atribui uma chave exclusiva para cada linha.

A segunda tabela é uma tabela de pedidos do cliente e contém o ID de cliente, ou seja, o cliente que fez o pedido, nome do produto, quantidade e outras informações diversas (preço, tamanho ou cor) - mas não possui as informações do cliente.

Nesse caso, o componente de ponte comum entre as duas tabelas é o ID do cliente. Isso é usado para extrair informações da segunda tabela. Quando o aplicativo de processamento de pedidos da empresa solicita o banco de dados, o banco de dados pode ir para a tabela do cliente obtendo detalhes sobre as informações do produto e pode usar o ID do cliente para extrair os detalhes do cliente, como nome e endereço.

Muitas vezes, os SGBDR e a linguagem SQL(Structure Query Language) são usados ​​de forma intercambiável. Mas há uma pequena diferença.

O MSSQL e o MySQL são exemplos típicos de SGBDR que são de estrutura relacional e fornecem acesso fácil aos usuários.

MSSQL e MySQL :  Semelhanças

Tanto o Microsoft SQL Server (MSSQL) quanto o MySQL são amplamente usados ​​como sistemas de banco de dados corporativos. MySQL é um SGBDR aberto, enquanto o MSSQL é um SGBDR desenvolvido pela Microsoft e é pago. Como MSSQL e MySQL são bancos de dados relacionais, há vários recursos semelhantes que eles compartilham.

Vejamos os principais:

1- Tabelas
Tanto o MSSQL quanto o MySQL usam as tabelas do banco de dados relacional para armazenar dados em linhas e colunas.

2-Alto Desempenho
Tanto o MSSQL quanto o MySQL fornecem ações irrestritas de alto desempenho.

3-Chaves
Ambos os bancos de dados usam chaves primárias e externas para estabelecer relacionamentos entre várias tabelas.

4-Escalabilidade
Ambos os bancos de dados podem ser escalados conforme seu aplicativo cresce. Eles são adequados para projetos de grandes empresas e são capazes de lidar com milhões de transações todos os dias.

5-Sintaxe
MSSQL e MySQL, ambos têm a mesma sintaxe, exceto por algumas pequenas diferenças nas operações CRUD (criar, ler, atualizar e excluir).

6-Drivers
Felizmente, você pode conectar MSSQL e MySQL a outras linguagens de programação usando drivers de conexão que podem ser encontrados facilmente na web.

7-Popularidade baseada na web
Tanto o MSSQL quanto o MySQL são bancos de dados igualmente populares na web. Sempre que você se inscrever para hospedagem, geralmente terá duas opções - MSSQL e MySQL.

Tendo um vislumbre das semelhanças, vamos explorar as diferenças entre MSSQL e MySQL.

MSSQL e MySQL :  Diferenças

O MSSQL e o MySQL diferem em termos de padrões de interface e de banco de dados relacional, e, nestes quesitos eles operam de maneira muito diferente.

A maioria dessas diferenças é explicada pela arquitetura subjacente, que geralmente ocorre em segundo plano. Isso significa que um usuário médio não está ciente dessas diferenças. Mas as diferenças são essenciais para os DBAs (administradores de banco de dados), pois eles têm um papel importante no processo de tomada de decisão.

Vejamos a seguir as principais diferenças:

1- Compatibilidade nativa

O SQL Server foi originalmente desenvolvido exclusivamente para usuários do Microsoft Windows. A Microsoft recentemente disponibilizou o MSSQL para Mac OS e Linux. Isso dá às empresas uma vantagem na execução do servidor SQL em três plataformas diferentes. No entanto, os usuários ainda carecem de certas funcionalidades ao executar servidores SQL no Mac OS e Linux.

Por outro lado, o MySQL pode ser executado sem problemas em diferentes sistemas operacionais, seja Mac OS, Linux ou Windows.

2- Suporte a linguagens de programação

Tanto o MSSQL quanto o MySQL oferecem suporte a várias linguagens de programação. Isso inclui Java,C#, C++, Ruby, Python, VB.NET Go e R. O MySQL oferece suporte a linguagens de programação adicionais, como TCL, Perl e Haskell. É tão versátil no suporte a linguagen que é muito procurado por muitas comunidades de desenvolvedores.

Por outro lado, o MSSQL tem menos cobertura de outras linguagens em comparação com o MySQL.

3- Eficiência de custos

O MySQL é gratuito e de código aberto, embora você precise pagar pelo suporte, se necessário. MSSQL é mais caro para ser executado, pois você também precisa adquirir licenças para o servidor que executa o software.


4- Cópia de segurança

Se você estiver usando o MySQL, o backup dos dados é possível extraindo-os como instruções SQL. O MySQL oferece uma ferramenta para bloquear o banco de dados durante o backup dos dados. Este recurso minimiza a chance de corrupção de dados ao alternar entre diferentes versões do MySQL. A desvantagem é que, no MySQL, a restauração é um processo demorado.

O MSSQL, por outro lado, não bloqueia o banco de dados durante o backup dos dados. Isso permite que os usuários façam backup e restaurem os dados facilmente.

5- Opções para eliminar a consulta

O MySQL não está equipado para eliminar ou cancelar uma consulta assim que ela começa a ser executada. Para interromper a execução da consulta SQL, você deve encerrar o processo completo.

O MSSQL tem a vantagem de truncar uma consulta SQL específica sem cancelar todo o processo. Além disso, o MSSQL usa um mecanismo transacional para manter um estado estável. Isso dá ao MSSQL uma vantagem notável sobre o MySQL em termos de manipulação de consultas em execução.

Conclusão

O banco de dados que você escolhe geralmente depende do ambiente de hospedagem escolhido. Os provedores de hospedagem Linux geralmente fornecem MySQL. Como o MySQL é gratuito e de código aberto, você pode criar quantos bancos de dados quiser para o seu banco de dados.

Mas a supremacia da execução da consulta está no MSSQL. Portanto, é importante escolher seu banco de dados dependendo da linguagem de programação que você está usando e do ambiente de hospedagem.

E estamos conversados...

"O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará."
Salmos 32:10

Referências:


José Carlos Macoratti