Xamarin Forms  -  Xamarin.Essentials : Vibration
 Neste artigo veremos como implementar o recurso de vibração do dispositivo em uma aplicação Xamarin Forms usando o plugin Xamarin Essentials.

Se você não conhece o Xamarin Forms visite a seção Xamarin Forms do site onde vai encontrar dezenas de artigos apresentando os principais recursos dessa tecnologia.

Hoje estou voltando a abordar mais um recurso disponível no Xamarin Essentials que eu já apresentei neste artigo: Introdução ao Xamarin.Essentials

Recursos usados:

Criando o projeto no Visual Studio 2019  Community

Abra o  VS 2019 Community e clique em Create New Project e a seguir escolha:

Clique em Next e informe o nome XF_Vibration;

A seguir clique no botão Create :

A seguir selecione o template Blank e a plataforma Android e clique no botão OK:

Pronto, nosso projeto já esta criado.

Na nova versão do VS 2019 Community a biblioteca Xamarin.Essentials já vem instalada por padrão. Se você estiver usando versões anteriores veja como instalar no artigo onde eu apresentei o recurso.

Para acessar a funcionalidade de Vibração, a seguinte configuração específica da plataforma é necéssária para a plataforma Android.

- Devemos incluir a permissão de vibração no arquivo AssemblyInfo.cs na pasta Properties do projeto Android:

Definindo o leiaute da aplicação

Abra a página MainPage.xaml e altere o código existente pelo código a seguir:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?>
<ContentPage xmlns="http://xamarin.com/schemas/2014/forms"
             xmlns:x="http://schemas.microsoft.com/winfx/2009/xaml"
             xmlns:d="http://xamarin.com/schemas/2014/forms/design"
             xmlns:mc="http://schemas.openxmlformats.org/markup-compatibility/2006"
             mc:Ignorable="d"
             x:Class="XF_Vibration.MainPage">
    <StackLayout>
        <StackLayout Padding="12,0,12,12" Spacing="5">
            <Slider Minimum="0" Maximum="5000" Value="100" x:Name="temporizador"/>
            <Button Text="Vibrar" x:Name="btnVibrar" Clicked="btnVibrar_Clicked" />
            <Button Text="CanCelar" x:Name="btnCancelar" Clicked="btnCancelar_Clicked" />
        </StackLayout>
    </StackLayout>
</ContentPage>

Neste código criamos um Slider com o nome de temporizador e dois botões : um para vibrar e outro para cancelar.

Agora vamos implementar o código nos eventos Clicked de cada Button no arquivo MainPage.xaml.cs :

using System;
using System.ComponentModel;
using Xamarin.Essentials;
using Xamarin.Forms;
namespace XF_Vibration
{
    
    [DesignTimeVisible(false)]
    public partial class MainPage : ContentPage
    {
        public MainPage()
        {
            InitializeComponent();
        }
        private void btnVibrar_Clicked(object sender, EventArgs e)
        {
            Vibration.Vibrate(TimeSpan.FromMilliseconds(temporizador.Value));
        }
        private void btnCancelar_Clicked(object sender, EventArgs e)
        {
            Vibration.Cancel();
        }
    }
}

Para vibrar o dispositivo usamos o método Vibrate() definindo o tempo em milisegundos a partir do valor do temporizador e para cancelar usamos o método Cancel().

Executando o projeto iremos visualizar o resultado abaixo:

É óbvio que a vibração somente poderá ser percebida no dispositivo físico.

Pegue o código do projeto compartilhado aqui :  XF_Vibration.zip (sem as referências)

"Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua benignidade dura para sempre.
Louvai ao Senhor dos senhores; porque a sua benignidade dura para sempre."
Salmos 136:1-3

Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic (sempre atualizado) : clique e confira !

Quer migrar para o VB .NET ?

Quer aprender C# ??

Quer aprender os conceitos da Programação Orientada a objetos ?

Quer aprender o gerar relatórios com o ReportViewer no VS 2013 ?

Referências:


José Carlos Macoratti