Xamarin Forms 4.0 - O que vem por ai ???


 O que há de novo no Xamarin Forms 4.0

 Seja um dos primeiros a conhecer.

Republicado do original: https://visualstudiomagazine.com/articles/2018/12/12/xamarin-forms-4-0.aspx

Há tantas mudanças importantes no Xamarin.Forms 4.0 que a Microsoft publicou uma prévia anterior à usual para coletar feedback sobre o kit de ferramentas de interface cruzada para desenvolvedores .NET que codificam aplicativos iOS e Android.

A Microsoft divulgou a
Xamarin.Forms 4.0 early preview ,
uma prévia do Xamarin.Forms 4.0, em sua recente conferência Connect, junto com o lançamento do Xamarin.Forms 3.4.0.

Vamos destacar os três principais recursos da nova versão: Shell, Visual e CollectionView.

1-
Xamarin.Forms Shell  - Fornece uma maneira mais fácil para os desenvolvedores expressarem a estrutura e a navegação de um aplicativo em um único arquivo. Ele usa três camadas de elementos para descrever um aplicativo, você pode pensar nisso "como a evolução do MasterDetailPage, NavigationPage e TabbedPage".

Ele basicamente atua como um contêiner para aplicativos, fornecendo recursos de interface do usuário exigidos pela maioria dos projetos. A sua funcionalidade inclui:

"Essa funcionalidade reduz a complexidade dos aplicativos e aumenta a produtividade do desenvolvedor", e "Além disso, o Shell é escrito com a velocidade de renderização e o consumo de memória em mente."

A Microsoft publicou um aplicativo
Tailwind Traders Mobile Reference App
para mostrar o recurso funcionando.

2-
Visual  - É uma nova maneira dos desenvolvedores de dispositivos móveis obterem um design de interface do usuário consistente em aplicativos iOS e Android. Isso simplifica o laborioso processo de ajustes nos projetos nativos para que eles pareçam semelhantes, um processo que anteriormente era feito através do uso de "estilos, efeitos, renderizadores personalizados e uma muito tempo gasto".

Esse processo será facilitado, fornecendo um tema de controle consistente por padrão. Nesses estágios iniciais, essa nova abordagem inicialmente suporta apenas uma implementação do esquema de design de material do Google, afetando especificamente apenas os controles Button, Entry, Frame e ProgressBar.

E a funcionalidade não se limita a apenas a tornar os controles iguais. "O Visual vai além dos estilos para unificar o comportamento e, quando necessário, fornecer renderizadores altamente personalizados",

3-
CollectionView - "É o controle de lista flexível e performático que você estava pedindo". Este controle, projetado para suceder o ListView, foi considerado digno de seu próprio post no blog.

O recurso melhora o design do ListView, reduzindo a complexidade técnica e fornecendo mais flexibilidade de layout e funcionalidade diferindo do ListView das seguintes maneiras:

- O CollectionView não tem conceito de células. Em vez disso, os modelos de dados são usados ​​para definir a aparência de cada item de dados na lista.
- O CollectionView reduz a superfície da API do ListView. Muitas propriedades e eventos do ListView não estão presentes no CollectionView.
- O CollectionView possui um modelo de layout flexível, que permite que os dados sejam apresentados na vertical ou na horizontal, em uma lista ou grade.

Para ajudar os desenvolvedores a lidar com o novo controle, um
CollectionViewSample  foi publicado no GitHub.

Para saber mais veja os detalhes nas notas do : Xamarin.Forms 4.0.0 Early Preview

Referências:


José Carlos Macoratti