Neste artigo eu apresentar o Xamarin.Essentials mostrando como instalar e como podemos usá-lo em aplicações Xamarin Forms. |
Se você costuma usar plugins para incluir funcionalidades em suas aplicações Xamarin não pode deixar de conhecer o Xamarin.Essentials.
Veja abaixo a relação de recursos que este plugin oferece: (Clicando no link você verá um exemplo de como usar o recurso)
|
Dessa forma, a biblioteca Xamarin.Essentials fornece uma API multiplataforma que funciona com qualquer aplicativo iOS, Android ou UWP que pode ser acessado a partir de código compartilhado independentemente de como a interface do usuário foi criada.
O Xamarin.Essentials suporta os seguintes sistemas operacionais e plataformas:
Plataforma |
Versão |
---|---|
Android | 4.4 (API 19) ou superior |
iOS | 10,0 ou superior |
UWP | 10.0.16299.0 ou superior |
Para poder usar os recursos do Xamarin.Essentials você tem que instalar o pacote via Nuget no seu projeto Xamarin Forms e a seguir adicionar uma referência ao Xamarin.Essentials na classe do projeto que você deseja usar.
Como o plugin ainda esta em pré-release e pode sofrer algumas correções e ajustes até a versão final. Por isso para poder instalar o pacote via Nuget marque a opção : include prerelease
Lembrando que o Xamarin.Essentials dá suporte a uma versão mínima do Android do 4.4, correspondente ao nível de API 19, mas a versão do Android de destino de compilação deve ser 8.1, correspondente ao nível 27 da API. Então, nas propriedades do seu projeto Android as configurações mínimas devem estar definidas conforme mostra a figura abaixo :
O pacote Xamarin.Essentials instala a versão 27.0.2.1 das bibliotecas Xamarin.Android.Support requeridas. Assim, quaisquer outras bibliotecas do Xamarin.Android.Support requer que seu aplicativo também deve ser atualizado para a versão 27.0.2.1 usando o Gerenciador de pacotes do NuGet.
Você pode verificar isso acessando o Manage Nuget Package for Solutions no Visual Studio e em Updates verificar as versões instaladas e atualizar os pacotes se necessário:
Além disso, para a plataforma Android, precisamos definir uma configuração específica. Após criar o seu projeto Xamarin Forms, no projeto Android MainLauncher ou em qualquer Activity que inicia o projeto o Xamarin.Essentials deve ser inicializado no método OnCreate.
Assim no arquivo MainActivity você deve incluir a linha de código mostrada na figura abaixo:
Além disso, tem mais um detalhe...
Para poder lidar com permissões em tempo de execução no Android, o plugin deve receber um OnRequestPermissonsResult que deve ser incluído nas Activitys.
Abaixo o código necessário incluído na MainActivity do projeto Android:
Cada um dos plugins que você quiser utilizar pode possuir uma permissão ou configuração especifica, assim antes de usar um recurso verifique a documentação neste link: documentação Xamarin.Essentials
Se você já esta querendo testar a biblioteca e implementar alguma funcionalidade pode consultar alguns exemplos prontos neste link: Xamarin.Essentials : Exemplos prontos
Aguarde que no próximo artigo vou mostrar na prática como usar o Xamarin.Essentials.
Veja os
Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic
(sempre atualizado) : clique e confira !
Quer migrar para o VB .NET ?
Quer aprender C# ??
Quer aprender os conceitos da Programação Orientada a objetos ? Quer aprender o gerar relatórios com o ReportViewer no VS 2013 ? |
Gostou ? Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter
Referências:
Super DVD Vídeo Aulas - Vídeo Aula sobre VB .NET, ASP .NET e C#
Xamarin Android - Apresentando o controle ProgressBar - Macoratti.net
Xamarin Android - Usando o serviço de Alarme - Macoratti.net
Xamarin.Forms - Usando a view ActivityIndicator - Macoratti.net