Princípios Gerais |
A segurança é uma preocupação constante que todos os desenvolvedores precisam abordar principalmente quando existem dados que estão sendo armazenados ou transmitidos.
Criptografia (em grego: kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia )
Resumindo, a criptografia representa a transformação de informação inteligível numa forma aparentemente ilegível, a fim de ocultar informação de pessoas não autorizadas, garantindo privacidade.
O estudo da criptografia é feito desde a Roma antiga onde eram usados algoritmos simples para criptografar informações. A criptografia moderna é basicamente formada pelo estudo dos algoritmos criptográficos que podem ser implementados em computadores.
Por meio do uso da criptografia você pode: ( http://cartilha.cert.br/criptografia/ )
Há duas maneiras básicas de se criptografar mensagens:
Os
termos codificar e criptografar não significam a mesma coisa. Assim
codificação não é criptografia.
Na codificação, usando o mecanismo
de codificação base64 por exemplo, não é preciso usar uma chave de
codificação ou decodificação. Para converter para e a partir de base64 podemos usar a classe Convert. Veja exemplo abaixo para VB .NET e C#:
|
Com a popularização da internet e o consequente aumento na utilização das aplicações de comércio eletrônico e de home-banking, informações confidenciais como cartões de crédito, transações financeiras, etc. são enviadas e processadas em meios não confiáveis.
Enquanto meios de comunicações suficientemente seguros para proteger este tipo de informação não surgem, a criptografia aparece como uma boa alternativa para proteção de dados.
A criptografia foca em quatro princípios gerais para proteger a informação que esta sendo armazenada ou transmitida entre as partes. Uma aplicação segura precisa aplicar uma combinação destes princípios para proteger os dados sensíveis:
1 - Autenticação Antes que a informação recebida de uma parte possa ser considerada confiável, a fonte dessa informação deve ser autenticada para provar a legitimidade da identidade da parte que enviou a informação.(emissor). A autenticação garante que a informação é autêntica. |
|
2 - Não Repúdio Além de provar a identidade do emissor da informação, precisa existir um mecanismo para assegurar que o emissor de fato enviou a informação. O não repúdio garante que o emissor não negue ter assinado ou criado a informação. Nota: O não repudio fornece provas legais de que um usuário realizou uma determinada ação, como transferir dinheiro, autorizar uma compra, ou enviar uma mensagem. |
|
3
- Integridade dos dados Uma vez que a autenticação do emissor e a legitimidade da correspondência tenham sido confirmados, os dados precisam ser verificados para assegurar que não eles não foram modificados. A integridade garante a exatidão da informação ou seja, garante que a informação não foi modificada. |
|
4 - Integridade dos
dados A Confidencialidade é a propriedade da informação pela que não estará disponível ou divulgada a indivíduos, entidades ou processos sem autorização. Ela protege a informação de qualquer pessoa que possa interceptar a transmissão da informação. A confidencialidade garante que a informação seja acessada somente por pessoas autorizadas. |
Na próxima aula veremos as técnicas de criptografia.
Não se turbe o vosso coração; credes em
Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito.
Vou preparar-vos lugar.
João 14:1,2
Veja os
Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic
(sempre atualizado) : clique e confira !
Quer migrar para o VB .NET ?
Quer aprender C# ??
Quer aprender os conceitos da Programação Orientada a objetos ? Quer aprender o gerar relatórios com o ReportViewer no VS 2013 ? |
Referências :