VS 2015- Novidades do Debug - Configurações dos Pontos de Interrupção


 Neste artigo vou mostrar algumas novidades do Debug do Visual Studio 2015. Lembrando que a versão 2015 foi liberada oficialmente em 29 de abril de 2015.

Se você ainda não baixou a nova versão do Visual Studio então não perca tempo.

Acesse o meu artigo - Liberado para download o Visual Studio 2015 RC - e siga as instruções para fazer o download da versão Community.

Veja também o artigo - Chegaram as novas versões do Visual Studio 2015 - para mais informações.

Se preferir, veja o meu vídeo sobre o assunto em :   Visual Studio 2015 - Muitas novidades à vista - YouTube

Após baixar e instalar a versão 2015 você já pode acompanhar o artigo que vai falar das novidades da nova versão relacionadas ao Debug.

Recursos usados :

 Novos recursos de configuração dos pontos de interrupção na depuração do código fonte

É quase certo que você já deve ter usado o recurso de depuração em suas aplicações, e é quase certo que você também já usou os pontos de interrupção para realizar a depuração.

Creio que você também já sabe que podemos configurar os pontos de interrupção com condições e ações para melhorar a produtividade da depuração do seu código.

Pois bem, no VS 2015, além desses recursos, temos agora uma nova experiência que vai melhorar sua depuração e torna a configuração dos pontos de interrupção mais fácil de usar e encontrar.

No Visual Studio 2015 a nova janela de configuração de pontos de interrupção facilita personalizar comportamento de ponto de interrupção especificando condições e ações.

Agora temos uma nova experiência e podemos usar:

Uma nova experiência

A primeira coisa que você vai notar quando você definir um ponto de interrupção é uma pequena barra de ferramentas que aparece ao lado do ponto de interrupção (o círculo vermelho na margem esquerda), que tem duas opções:

1- Settings (Configurações)


2- Disable/Enbled BreakPoint (Ativar/Desativar) o ponto de interrupção.

Se você preferir pode acessar as configurações do menu de contexto :

Ou ainda da janela BreakPoints:

Quando você seleciona "Settings..." para o ponto de interrupção uma janela não modal aparece no editor onde você pode configurar todas as configurações possíveis para o ponto de interrupção.



Você deve pensar sobre as possíveis definições para um ponto de interrupção como se dividem em duas categorias:

   

   

Temos assim uma janela não modal inserida entre as linhas de código e isso significa que você pode continuar a escrever, copiar e colar a partir do editor para o diálogo, etc.

Clique no botão "Close" para fechar a janela.

Observe que todas as alterações são salvas automaticamente, não há nenhum botão de cancelamento.

Dica: Você pode usar as opções do menu de contexto de "Conditions..." e "Actions..." como um atalho para abrir a janela com a respectiva caixa de seleção já marcada de forma que o foco está na caixa de edição pronto para entrada.

Para o exemplo definimos a Condição onde i=2 e a Ação para exibir a mensagem : "O valor de i é igual a {i}"  onde {i} irá exibir o valor de i na execução:

Dessa forma temos mais recursos que nos ajudam a tarefa de depurar a nossa aplicação.

Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
2 Pedro 1:16

Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic (sempre atualizado) : clique e confira !

Quer migrar para o VB .NET ?

Quer aprender C# ??

Quer aprender os conceitos da Programação Orientada a objetos ?

Quer aprender o gerar relatórios com o ReportViewer no VS 2013 ?

Referências:


José Carlos Macoratti