Parece que a Microsoft gosta de 'complicar' a vida do desenvolvedor. Senão vejamos...
A vida seguia seu curso simples e tranquila na área do desenvolvimento Web para a plataforma Microsoft, pois antes da introdução do ASP .NET MVC em 2009, quando você precisava criar um aplicação para web, você tinha uma escolha : ASP .NET Web Forms.
O advento da ASP .NET MVC veio 'bagunçar' a vida do desenvolvedor, pois agora ele tinha uma importante escolha a fazer ao iniciar um projeto Web : ASP .NET Web Forms ou ASP .NET MVC ?
Embora ambas as tecnologias sejam parte da família .NET, elas apresentam duas metodologias e abordagens para o desenvolvimento de uma aplicação WEB muito diferentes.
Escolher entre as duas tecnologias iria começar um compromisso com uma maneira específica de desenvolver toda a sua aplicação, que não era preciso fazer anteriormente, por isso essa escolha é muito importante.
Mas e se você mudar de ideia ?
E se você quiser usar Web Forms com MVC ?
Então para 'embolar' mais ainda o meio de campo, lá vem a Microsoft com a tal da Web API e joga seus planos bem definidos para o 'caos' ?
E agora como é que vamos fazer ?
Introduzindo One ASP .NET
Então surgiu uma luz no fim do túnel (e não era uma locomotiva...)
Era a One ASP .NET.
A One ASP .NET remove a necessidade de você ter que escolher uma tecnologia de desenvolvimento específica para construir suas aplicações .NET.
O advento do Visual Studio 2013, e por tabela do One ASP .NET, eliminou a necessidade de ter que escolher uma tecnologia específica de desenvolvimento para Web. Isso pode ser visto quando tentamos criar uma nova aplicação Web no VS 2013.
Abra o VS 2013 e clique em New Project;
Selecione a linguagem de sua preferência e clique em Web;
Observe que agora você tem uma única opção chamada ASP .NET Web Application :
E dentro desta nova opção única para aplicação Web ASP.NET, você verá uma janela de diálogo familiar contendo todos os principais tipos de modelos de projeto que você pode usar ou encontrar ao desenvolver uma aplicação Web ASP.NET:
No entanto, se você
olhar com mais atenção, vai notar um novo conjunto de caixas de seleção que irá
permitir que você inclua as pastas e referências centrais para outras
tecnologias fora da opção principal que você selecionou.
Por exemplo, se você tivesse que criar um aplicativo MVC,
mas precisasse usar alguns componentes baseados em Web Forms dentro dele,
ou talvez quisesse usar um controlador Web API para lidar com os seus
serviços, você pode simplesmente marcar as caixas de opção inferiores para
juntá-los em uma única aplicação.
Além disso, depois de ter seu aplicativo instalado e funcionando, você vai notar que se você tentar adicionar um novo objeto para o seu projeto ou solução, através da opção PROJECT - Add New Item, você terá à sua disposição cada tipo de item ASP.NET : web Forms, master page, Controllers MVC, Views, hubs SignalR e mais.
Assim, ficou mais fácil adicionar, misturar e combinar diferentes tecnologias ASP.NET, e você não precisa nem se preocupar em realizar os ajustes cirúrgicos nos arquivos web.config e app.config para integrar essas tecnologias em um modelo de projeto que não eram concebidos para trabalharem de forma integrada.
Mas não entre em pânico se você é avesso a mudanças, mesmo assim você ainda pode continuar com o modelo anterior.
Basta clicar em Visual Studio 2012 e tchan... Lá estão as opções antigas prontas para serem usadas.
Embora tenha usado termos fortes, a introdução das tecnologias ASP .NET MVC e Web API incorporaram muitos recursos à paleta do desenvolvedor .NET dando a ele opções que antes não existiam.
Aguarde em breve novos artigos sobre a tecnologia One ASP .NET.
João 3:26 E foram ter com João e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, eis que está batizando, e todos vão ter com ele.
João 3:27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.
João 3:28 Vós mesmos me sois testemunhas de que eu disse: Não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.
Referências:
Super DVD Vídeo Aulas - Vídeo Aula sobre VB .NET, ASP .NET e C#