ASP .NET - Apresentando CoffeeScript


Você já ouviu falar do CoffeeScript ?

CoffeeScript é uma pequena linguagem que compila em JavaScript. Dessa forma o código escrito em CoffeeScript é compilado resultando em JavaScript puro.

Ele é uma tentativa de tornar a linguagem JavaScript mais fácil de usar para os desenvolvedores expondo o JavaScript de uma forma mais simples.

A sintaxe usada no CoffeeScript é baseada nas linguagens Ruby on Rails e Python, e dessa forma o código tende a ser intuitivo e limpo e não usa pontos-e-virgulas, chaves, parênteses (só o necessário mesmo), etc.

A regra de ouro do CoffeeScript é: "É apenas JavaScript".

O código compila diretamente para o equivalente JavaScript e não há interpretação em tempo de execução. Você pode usar qualquer biblioteca JavaScript existente (e vice-versa). A saída compilada é legível e bem apresentável, funciona em todas as implementações JavaScript e tende a executar tão rápido ou mais rápido que o código JavaScript equivalente.

Então CoffeeScript é uma ferramenta para escrever JavaScript de forma mais agradável e concisa.

Nota: Recentemente CoffeeScript foi incluído no framework Ruby on Rails como a forma padrão de escrever JavaScript e por isso ganhou considerável atenção recentemente.

Uma forma de usar bem simples e direta de usar CoffeeScript e criar uma página HTML e referenciar a biblioteca CoffeeScript: CoffeeScript JavaScript file (coffee-script.min.js)

Abra um editor de textos de sua preferência e digite o código abaixo no arquivo html_coffee.html:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>CoffeeScript no Navagador</title>
  <script type="text/javascript" src="http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.4.4/jquery.min.js"></script>
  <script type="text/coffeescript"> $ -> $('body').css 'background-color', '#ff0900' </script>
  <script type="text/javascript" src="http://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/coffee-script/1.1.2/coffee-script.min.js"></script>
</head>
<body>
  <h1>Um Olá do CoffeeScript!!</h1>
</body>
</html>

Mas o que CoffeeScript tem a ver com ASP .NET ?

Podemos integrar o CoffeeScript com o Visual Studio e assim usá-lo em aplicações ASP .NET.

Graças a NuGet existem alguns excelentes pacotes para fazer a integração do CoffeeScript com Visual Studio de forma bem simples.

Podemos ainda usar o MindScape Web WorkBench , que pode ser baixado neste link: MindScape Web WorkBench - http://visualstudiogallery.msdn.microsoft.com/2b96d16a-c986-4501-8f97-8008f9db141a , para fazer a integração do CoffeScript com o Visual Studio.

Após você baixar o pacote e instalar o Web Workbench se integra ao Visual Studio permitindo que você compile CofffeeScript com verificação de erro em tempo compilação, acesso ao recurso intellisense quando você estiver trabalhando com arquivos CoffeeScript.

Há uma versão gratuita e uma versão pro, se você decidir abraçar de vez o CoffeeScript. (A versão pro mimifica o JavaScript sempre que você salvar o arquivo com o qual está trabalhando.)

O pacote WorkBench é um plugin para o Visual Studio 2010 inclui todos os recursos que você precisa para começar a escrever CoffeeScript. Veja os recursos que ele suporta:

Outros Ferramentas para CoffeeScript

CoffeeScript-dotnet : Ferramenta de linha de comando para compilar CoffeeScript. Inclui um observador de sistema de arquivos para recompilar automaticamente CoffeeScripts quando eles mudam.

CoffeeSharp : Inclui uma ferramenta de linha de comando semelhante ao CoffeeScript-dotnet, bem como um manipulador HTTP que compila CoffeeScript quando solicitada a partir de um site asp.net.

SassAndCoffeeScript : Biblioteca para Asp.Net MVC que compila sass e arquivos CoffeeScript on request. Também suporta mimificação e combinação.

Pacotes Nuget para CoffeeScript : http://www.nuget.org/packages?q=coffeescript

Abaixo alguns pacotes disponíveis via Nuget no menu Tools-> Library Package Manager -> Manage Nuget Package for Solutions do Visual Studio 2010.

Se você pretende usar CoffeeScript com ASP .NET procure achar qual ferramenta se ajusta melhor às suas necessidades.

João 4:22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.

João 4:23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

João 4:24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade

Referências:


José Carlos Macoratti