.NET - Novidades do Visual Studio 2013 - Preview - ASP .NET MVC e Web Forms


A Microsoft lançou o Visual Studio 2013 Preview. Há muitas novas funcionalidades introduzidas com esta versão do Visual Studio. Uma delas é o MVC 5, a última versão do MVC.

Para informações detalhadas sobre cada edição do Visual Studio 2013 Preview acesse os seguintes  links :

A nova versão do .NET Framework é 4.5.1.

Dentre as novidades do ASP .NET temos:

one ASP .NET

Existem muitos modelos de projetos disponíveis para desenvolver aplicações Web.

Agora as aplicações ASP .NET são aplicações Web padrão e foram integradas em uma nova experiência de uso denominada One ASP.NET que não usa o seu próprio projeto GUID.

Quando você cria um novo projeto clicando em New Project verá a opção Web que irá criar o projeto ASP .NET Web Application padrão e uma subopção Visual Studio 2012 para manter a compatibilidade com a versão anterior:

Clicando e na opção Web teremos o novo projeto apresentando as opções de templates conforme mostra a figura abaixo:

Agora é possível customizar o template MVC e Web Forms e configurar o tipo de autenticação durante o processo de criação do projeto através do Assistente.

ASP .NET Identity

Os templates de projeto ASP.Net MVC 5 e Web Forms foram atualizados para utilizar o ASP.NET Identity para autenticação e gerenciamento das identidades.

Há uma nova característica utilizada para a construção de aplicações Web ASP.NET chamado ASP.NET Identity. Agora, quando você for criar um aplicativo usando um modelo de projeto MVC, você pode usar uma identidade ASP.NET para gerenciamento de autenticação e da identidade. Este recurso ajuda você a integrar os dados de perfis individuais do usuário com os dados do aplicativo. Você também pode armazenar os dados no banco de dados SQL Server ou outra lógica de persistência.

A seguir temos as principais características deste recurso:

ASP.NET Identity suporta autenticação baseada em declarações na qual a identidade de qualquer usuário é definida como um conjunto de declarações de um emissor confiável. O usuário precisa ser autenticado com suas credenciais de login e elas podem entrar com seus provedores de identidades sociais, como Facebook, Google, Twitter ou pode fazer o login com uma conta organizacional como o Windows Azure Active Directory.

Se você deseja autorizar pedidos de aplicativos cliente para a sua API Web, agora isto pode ser feito via OAuth 2.0. As autorizações de cliente também são feitas por servidores de autorização da organização, como o Windows Azure Active Directory ou mediante autorização personalizada.

Agora você pode criar seu projeto ASP.NET com as vantagens do Windows Azure Active Directory (waad) e Windows Active Directory Server (WSAD) para autenticação.

Bootstrap

Os templates de projeto ASP.Net MVC 5 e Web Forms foram atualizados para utilizar o Bootstrap, proporcionando um visual elegante e responsivo. Para saber mais sobre  Bootstrap

Como você sabe, há muitos temas e templates CSS utilizados em aplicações web para tornar a experiência do usuário mais agradável. A Microsoft agora usa a tecnologia Bootstrap para fornecer uma interface rica, refinada e intuitiva com o usuário tornando o desenvolvimento web mais rápido e fácil. Esta tecnologia Bootstrap é usado em modelos de projeto MVC.

Agora, a home page padrão inicial do seu projeto MVC ou Web Froms ficou assim:

Authentication Filters

Authentication Filters são um novo tipo de filtro no ASP.NET MVC 5.

Como o nome indica os filtros de autenticação são uma espécie de filtro em ASP.NET MVC que são executados antes dos filtros de autorização no pipeline ASP.NET MVC e também permitem que você determine a lógica de autenticação por Action, por controlador ou globalmente para todos os controladores.

Também podemos adicionar desafios de autenticação em resposta a solicitações não autorizadas.

Filter Overrides

Agora é possível sobrescrever os filtros que se aplicam a uma determinada action ou controller especificando um conjunto de tipos de filtros que não devem ser executados em um determinado escopo (action ou controller).

Isso permite que sejam configurados os filtros que se aplicam globalmente, porém em seguida excluir determinados filtros globais da aplicação em actions ou controllers específicos.

ASP .NET Scaffolding

Agora você pode criar suas aplicações Web Forms usando o mesmo recurso Scaffolding do MVC.

O objetivo é oferece mais produtividade no desenvolvimento de sites com Web Forms. Usando o Scaffolding você pode gerar de forma automática interfaces gráficas para consulta inclusão, atualização ou exclusão de registros, o famoso CRUD.

Aguarde em breve artigos abordando cada um destes recursos.

João 14:8 Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.

João 14:9 Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

João 14:10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras.

João 14:11 Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.

Referências:


José Carlos Macoratti