As novidades do VB .NET na nova versão do Visual Studio
A seguir um resumo dos novos recursos disponíveis no Visual Basic na nova versão do Visual Studio 2012:
Característica Async
O novo recurso Async fornece uma
técnica simples e elegante para criar código assíncrono. Esta
característica faz com que a programação assíncrona seja tão
simples quanto a programação síncrona.
Quando a interface de usuário não responde ou seu servidor não
escala, é provável que você precisa que seu código seja
executado de forma assíncrona. Escrever código assíncrono tem
tradicionalmente envolvido a instalação de um retorno de
chamada (também chamado de continuação) para expressar a
lógica que ocorre após a conclusão da operação assíncrona.
Isto complica a estrutura do código assíncrono, em comparação
com o código síncrono.
Com o recurso Async, agora você pode chamar métodos
assíncronos sem usar callbacks, e sem dividir o seu código
através de vários métodos ou expressões lambda.
O modificador Async especifica que um método é assíncrono. Ao
chamar um método assíncrono, uma tarefa é retornada. Ao chamar
uma declaração Await contra a tarefa, o método atual sai
imediatamente. Quando a tarefa termina, a execução continua com
o mesmo método.
Chamar um método Async não aloca qualquer thread adicionais.
Iterators
Os Iteradores são usados para executar iteração personalizada sobre coleções, como listas ou matrizes.
Um iterador usa a declaração Yield para retornar cada elemento na coleção um de cada vez. Quando uma instrução Yield é atingida, a localização atual de código é retida. A execução é reiniciada a partir desse local, da próxima vez que a função iterator for chamada.
Você chama um iterador a partir do código do cliente usando uma instrução For Each ... Next
Exemplo:
Hierarquia de Chamada
A Hierarquia de chamada permite que você navegue através de seu código exibindo todas as chamadas de e para um método selecionado, propriedade ou construtor.
Isso permite que você entenda melhor como o código flui e avalie os efeitos das mudanças no código. Você pode examinar vários níveis de código para ver cadeias complexas de chamadas de métodos e pontos de entrada adicionais para o código, que permitem explorar todos os caminhos de execução possíveis.
A Hierarquia de chamada permite que você navegue através de seu código exibindo o seguinte:
A Hierarquia de chamada foi introduzida no C# no Visual Studio 2010.
Para exibir a janela Hierarquia de chamada, clique com o botão direito do mouse sobre o nome de um método, propriedade ou chamada de construtor e a seguir clique em Ver Hierarquia de chamada.
O nome do membro aparece em um painel de exibição de árvore na janela Hierarquia de chamada. Se você expandir o nó de membro, as chamadas para nome de membro e chamadas dos sub-nós nome de membro irá ser exibidas.
Informação do Chamador
Esta versão do Visual Basic apresenta um recurso que facilita a obtenção de informações sobre o chamador de um método. Usando os atributos de chamadas, é possível identificar o caminho do arquivo do código fonte, o número da linha no código fonte, e o nome do membro do chamador. Esta informação é útil para a detecção, depuração e criação de ferramentas de diagnóstico.
Imports System.Runtime.CompilerServices Imports System.Diagnostics Module Module1 Private Sub DoProcessing() TraceMessage("Ocorreu algo.") End Sub Public Sub TraceMessage(message As String, <CallerMemberName> Optional memberName As String = Nothing, <CallerFilePath> Optional sourcefilePath As String = Nothing, <CallerLineNumber()> Optional sourceLineNumber As Integer = 0) Trace.WriteLine("mensagem: " & message) Trace.WriteLine("nome do membro: " & memberName) Trace.WriteLine("caminho do arquivo fonte: " & sourcefilePath) Trace.WriteLine("numero da linha : " & sourceLineNumber) End Sub End Module |
Uso da palavra global em Namespace
Agora você pode usar a palavra-chave Global em uma declaração de Namespace.
Isso permite definir um espaço fora do namespace raiz do seu projeto.
Namespace SpecialSpace Namespace System Class abc Function getValue() As Global.System.Int32 Dim n As Global.System.Int32 Return n End Function End Class End Namespace End Namespace |
Você pode usar a palavra-chave Global para iniciar a cadeia de qualificação no nível mais externo da biblioteca de classes. Isso permite que você especifique o namespace System ou qualquer outro espaço na biblioteca de classes.
Edição de código
O IDE não insere automaticamente o modificador ByVal para um parâmetro que não especifica ByVal ou ByRef. ByVal ainda é o padrão se ByVal ou ByRef não é especificado.
No código gerado automaticamente, o IDE não mais insere o nome completamente qualificado para um tipo se o namespace esta em uma declaração Imports (Namespace e Type) ou na seção de namespaces importados da página de referências.
Visual Basic 2012:
Private Sub Button1_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles Button1.Click |
Visual Basic 2010 |
Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.Windows.RoutedEventArgs) Handles Button1.Click |
Slm 117:1
Louvai ao Senhor todas as nações, exaltai-o todos os povos.Veja os Destaques e novidades do SUPER CD VB 2012 (sempre atualizado) : clique e confira ! Quer migrar para o VB .NET ? Veja mais sistemas completos para a plataforma .NET no Super CD .NET e no Super DVD .NET , confira... Quer aprender C# ?? Chegou o
Super DVD C# 2012
com exclusivo material de suporte e vídeo aulas
com curso básico sobre C# |
Referências: