SilverLight 4 - Para iniciantes, conceitos e estrutura de aplicação


Deseja saber o que vem a ser o SilverLight, o ToolKit, o WCF RIA Services ?
Deseja trabalhar com o SilverLight mas esta confuso diante de tantas versões, pacotes de instalação e não sabe como configurar o seu ambiente de trabalho corretamente ?
Deseja extrair todo o poder do SilverLight mas não sabe quais pacotes adicionais podem agregar funcionalidades extras ?
Deseja compreender a estrutura de uma solução SilverLight ?
Não sabe onde encontrar artigos, material de estudos e ferramentas para o SilverLight ?

Se você respondeu sim para uma das perguntas acima então continue a ler o artigo...

Tudo que você precisa saber para usar o SilverLight 4

A sua principal fonte de recursos sobre SilverLight com certeza vai ser o site oficial da Microsoft:

Neste site você vai encontrar tutoriais, vídeos, ferramentas, controles e um mundo de informações sobre o SilverLight , incluindo o download de pacotes e da nova versão : SilverLight 5 beta (sim a versão 5 esta saindo do forno)

Vamos agora responder cada uma das perguntas da introdução...

1 - O que é o SilverLight ?

Silverlight é uma poderosa plataforma de desenvolvimento para a criação de experiências de usuário interativas e atraentes para a Web, estações de trabalho e dispositivos móveis, online ou offline.

O Silverlight é um plug-in gratuito da plataforma .NET Framework compatível com múltiplos navegadores, dispositivos e sistemas operacionais, trazendo um novo nível de interatividade em qualquer lugar onde funcione a Web.

O Silverlight 4 inclui toneladas de novos recursos, como suporte a webcam, microfone e impressão, para permitir que você crie aplicações incríveis.

2 - Deseja trabalhar com o SilverLight mas esta confuso diante de tantas versões, pacotes de instalação e não sabe como configurar o seu ambiente de trabalho corretamente ?

R: Passo 1: Desinstale quaisquer versões anteriores das ferramentas de pré-lançamento do Silverlight, runtimes, ou ferramentas que estão instaladas.

Passo 2: Instale uma versão do Visual Studio 2010 do SilverLight 4 e do SDK (que inclui o WCF Ria Services) , o SilverLight ToolKit e o Expression Blend 4 seguindo as orientações de instalação mais recentes no site SilverLight.net

No site Silverlight.net/GetStarted, você pode obter Silverlight Tools for Visual Studio 2010, que inclui runtime, o SDK e os arquivos de documentação.

Instale o SilverLight tools para permitier o desenvolvimento do SilverLight 4 no Visual Studio 2010 e nas versões Express.

Depois instale o Expression Blend 4 (versão trial); O Expression Blend é uma ferramenta de design usada para desenhar interfaces XAML a partir da qual  podemos criar as interfaces visuais de altíssima qualidade com recursos de animações e gráficos 3D nas aplicações SIlverLight.

3 - Você Deseja extrair todo o poder do SilverLight mas não sabe quais pacotes adicionais podem agregar funcionalidades extras ?

Se você deseja ser capaz de aproveitar os serviços adicionais e os controles disponíveis para o SilverLight 4 tais como o WCF RIA Services, o SilverLight ToolKit e o controle Bing Maps para Silverlight você deve instalar o Silverlight 4 Toolkit, o WCF RIA Services e o controle Bing Maps Silverlight.

O Silverlight Toolkit é uma coleção de controles do Silverlight, componentes e utilitários disponíveis separadamente do ciclo normal de liberação do Silverlight.

O ToolKit (kit de ferramentas) adiciona novas funcionalidades para os designers e desenvolvedores. Ela inclui o código fonte completo, testes de unidade, amostras e documentação para muitos novos controles cobrindo gráficos, estilo, layout e entrada do usuário.

O WCF RIA Services é um framework que fornece um padrão para criação de classes na camada do intermediária(middle-tier) e do lado do cliente (client-side) que fornecem acesso aos dados. Ele possui uma abordagem orientada a modelo que começa com um modelo ADO .NET Entity Framework atualizado na plataforma .NET versão 4. Em seguida o WCF RIA Services gera o código de acesso do cliente que combinado com controles customizados para permitir que você possa criar com facilidade aplicações orientadas a dados no SilverLight 4.

O controle Bing Maps para Silverlight é um controle Silverlight nativo que oferece uma funcionalidade de zoom panorâmica e suave. Ele suporta todas as coisas que você esperaria de um controle Bing Maps, como a vista para a rua, vista aérea, camadas, ícones e sobreposições, fornecendo uma maneira poderosa de mostrar dados geoespacialmente referenciado no âmbito de apresentação do Silverlight.

Na mesma URL, outra ferramenta chamado Deep Zoom Composer está disponível . Esta ferramenta permite que os desenvolvedores preparar imagens para uso com o recurso de Deep Zoom no Silverlight. Deep Zoom permite aos usuários explorar coleções de imagens de super-alta resolução, a partir de um 2 ou 3 megapixels de uma câmera digital.

4- Você deseja compreender a estutrura de uma solução SIlverLight ?

Uma vez que o Silverlight 4 Tools esteja instalado, abra o Visual Studio 2010 ou o Visual Web Developer (estou usando esta opção) e selecione File-> New Project, escolha a linguagem de sua preferência e clique no item Silverlight para ver os modelos de projeto de modelos disponíveis.

Se tudo estiver corretamente instalado você deverá ver seis modelos de projetos disponíveis:
  • SilverLight Application
  • Silverlight Class Library
  • Silverlight Business Application
  • Silverlight Navigation Application
  • WCF RIA Services Class Library
  • Silverlight Unit Test Project

 

Vejamos a seguir mais detalhes de cada um destes modelos de projetos:

  1. SilverLight Application - Gera um projeto de biblioteca de classes que você pode usar para separar aplicações Silverlight 4 em conjuntos adicionais que podem ser compartilhados por múltiplas aplicações;
  1. SilverLight Application - Permite aos desenvolvedores criar uma aplicação SilverLight base que inicia com dois projetos: um contendo a aplicação SilverLight e outro projeto opcional contendo as páginas web para hospedar a aplicação SilverLight para testes;

    Você pode criar um aplicativo do Silverlight que tem apenas o aplicativo Silverlight sem um projeto web separado. Neste caso, o Visual Studio irá criar dinamicamente uma página de teste para a aplicação;

    Você também pode adicionar aplicativos Silverlight para uma solução Visual Studio existente. O assistente de projeto perguntará se você deseja adicionar páginas de teste para o projeto da Web existente (se houver), o que torna fácil adicionar novos aplicativos existentes para uma solução Web no Visual Studio;

  2. Silverlight Business Application - Este modelo de projeto irá automaticamente criar uma nova aplicação web, bem como um novo aplicativo Silverlight. Este é um dos projetos mais complexos onde os desenvolvedores poderão criar aplicações SilverLight Line-Of-Bussiness(LOB). Ele abrange o suporte a WCF RIA services incluindo registro e autenticação de usuário;
  1. Silverlight Navigation Application - Este modelo de projeto cria um projeto com as mesmas opções do modelo SilverLight Application e inclui também mais dois projetos ;A diferença é que este modelo de projeto dá suporte a uma navegação fácil entre os formulários da aplicação, e também fornece suporte para os botões de navegação Voltar e Avançar, bem como suporte para marcação de aplicações individuais nos Favoritos do navegador;
  1. WCF RIA Services Class Library - Este modelo de projeto permite separar WCF RIA Services em bibliotecas de classes que podem ser compartilhadas com outros projetos;
  1. Silverlight Unit Test Project - Este modelo de projeto permite criar projetos de testes. O teste unitário é uma ferramenta importante e neste modelo você cria um projeto inicial para adicionar os testes unitários para o seu aplicativo SilverLight;

Eu sei é apenas SilverLight mas eu gosto...

"Tornou pois Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim. salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (João 10:7-9)

Referências:


José Carlos Macoratti