Windows Phone 7 - Introdução


Se você pretende desenvolver aplicações para a plataforma mobile o Windows Phone 7 trás um arsenal de recursos que juntamente como SilverLight , XNA e o .NET Compact Framework permite que você desenvolva de forma rápida e descomplicada aplicações com interfaces ricas , modernas e agradáveis aos usuários finais.

O Windows Phone 7 pode ser considerada como uma nova tecnologia não sendo portanto a continuação do Windows Phone 6. Ele trás uma série de novos recursos como a nova interface "Metro" , acesso a ferramentas e redes sociais como FaceBook, aplicativos de mapas como o Bing Maps, pesquisa em buscadores como o Bing, acesso a jogos da rede X-Box, etc.

O Windows Phone 7 suporta duas tecnologias - SilverLight e XNA e essas duas tecnologias procuram cobrir as necessidades dos usuários onde o SilverLight é usado para aplicações ricas e utilitários e o XNA é usado para jogos.

Através do SilverLight você pode fornecer aplicações com gráficos, texto de alta qualidade, animação, multimídia e databinding que rodam em múltiplas plataformas e navegadores.

O XNA é a plataforma de jogos da Microsoft e suporta jogos em 2D e 3D. Através dela você pode escrever jogos de alta-tecnologia para PC, Xbox 360, Zune e Windows Phone 7.

Obs: Por ser um lançamento recente há ainda falta de aplicativos nativos e por isso ainda não é possível utilizar outros Browsers além do IE Mobile do Windows Phone 7.

A arquitetura da plataforma Windows Phone 7 é constituída de 4 principais componentes:

  1. RunTime
  2. Tools
  3. Cloud
  4. Portal Services

 

IC396518

O que você precisa para começar a desenvolver nesta nova plataforma ?

Elementar... Você só precisa de uma coisa: o Windows Phone Developer Tools

Obs: Se você tiver versões anteriores será preciso desinstalá-las antes de instalar a versão atual.

Basta baixar o Windows Phone Developer Tools , o qual inclui o Visual Studio 2010 Express for Windows Phone, WIndows Phone Emulator, SilverLight for Windows Phone, MIcroSoft Expression Blend for Windows Phone e XNA Game Studio 4.0.

Além disso a Microsoft disponibiliza uma grande quantidade de material para estudo incluindo , textos, vídeos, exemplos na página principal:

Na figura abaixo temos um esquema do ciclo de vida de desenvolvimento de uma aplicação Windows Phone 7:

Resumindo podemos dizer que o fluxo de desenvolvimento de uma aplicação Windows Phone 7 possui 3 pilares:

  1. Estrutura - O produto final é um Software empacotado no formato XAP com imagens, arquivos, texto, bibliotecas, etc.
  2. Desenvolvimento - Usando o Microsoft Visual Studio e o  Microsoft Expression Blend para desenvolver aplicações SilverLight ou XNA;
  3. Licença - Licença concebida usando a criptografia e assinatura da aplicação gerando o arquivo empacotado;

Além disso você pode baixar também o  Download the Silverlight for Windows Phone Toolkit

Com essa suíte de ferramentas basta arregaçar as mangas e se divertir com o novo Windows Phone 7.

Eu sei é apenas Windows Phone 7, mas eu gosto...

Obs: Veja o artigo que mostra como criar uma aplicação no Windows Phone 7 : Windows Phone 7 - Criando sua primeira aplicação - Veja como criar um mini-navegador no Windows Phone 7.

Referências:


José Carlos Macoratti